Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

CDS. Moção "Direita Autêntica" admite "possibilidade de candidatura"

Os primeiros subscritores da moção "Direita Autêntica", Nuno Melo e Telmo Correia, admitiram hoje, pela primeira vez de forma clara, "a possibilidade de uma candidatura própria" ao congresso do CDS, em janeiro de 2020.

CDS. Moção "Direita Autêntica" admite "possibilidade de candidatura"
Notícias ao Minuto

18:36 - 11/12/19 por Lusa

Política CDS

Num comunicado hoje divulgado, os dois dos subscritores, Nuno Melo e Telmo Correia, reafirmam que a moção "não exclui nenhum cenário, incluindo a possibilidade de uma candidatura própria", acrescentam que "a eleição de delegados [ao congresso] foi um sinal animador", mas não revelam quem poderá ser.

"Queremos começar pelo debate de ideias que já estamos a promover com sessões públicas", justificou.

No mesmo texto, os subscritores desafiaram hoje os candidatos à liderança para se "construir" uma "plataforma mais ampla" de unidade e evitar um partido "balcanizado" no próximo congresso.

"Afigura-se como essencial, do nosso ponto de vista, evitar uma excessiva fragmentação do partido. Um CDS balcanizado terá maior dificuldade em fazer a afirmação que é necessária" após o congresso, lê-se num comunicado assinado pelos dois deputados, Nuno Melo, no Parlamento Europeu, e Telmo Correia, na Assembleia da República.

A líder do CDS, Assunção Cristas, anunciou a saída do cargo de presidente do partido em 06 de outubro, na noite das legislativas em que os centristas passaram de 18 para cinco deputados, com 4,2% dos votos.

Até ao momento, há pelo menos quatro candidaturas anunciadas -- João Almeida, deputado e porta-voz do partido, Filipe Lobo d'Ávila, antigo deputado que criou um grupo crítico da ainda liderança, Juntos pelo Futuro, Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento (TEM), e Carlos Meira, ex-líder da concelhia de Viana do Castelo.

O líder da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, a exemplo dos restantes, também anunciou uma moção de estratégia e admitiu, em meados de outubro, que poderá concorrer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório