Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Marcelo acompanha "com atenção" preocupações de profissionais da Cultura

O Presidente da República afirmou hoje que tem "acompanhado com atenção a preocupação" de profissionais da área da Cultura, mas remeteu um comentário para depois da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2020.

Marcelo acompanha "com atenção" preocupações de profissionais da Cultura
Notícias ao Minuto

18:34 - 11/12/19 por Lusa

País Presidente República

"Tenho acompanhado com atenção a preocupação da Cultura e aquilo que significa essa preocupação. Vamos ver qual é o acolhimento que tem no Orçamento apresentado segunda-feira", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República, que falava aos jornalistas, no Porto, à margem da cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao escritor portuense Mário Cláudio, apontou que na próxima semana vai receber os partidos políticos e os parceiros sociais, remetendo um comentário para depois.

"Não gosto de falar de questões concretas de orçamento quando ainda não chegou a proposta à Assembleia da República. Para a semana receberei os partidos, na terça e na quarta-feira. Depois receberei os parceiros sociais logo a seguir ao Natal. Não queria antecipar-me", referiu.

Profissionais e estruturas culturais realizaram terça-feira protestos em Lisboa, Porto e Bragança, numa iniciativa convocada pela Plataforma Cultura em Luta, estando também prevista a da entrega, pela Comissão de Profissionais das Artes, ao Governo de uma carta com cerca de 400 assinaturas a pedir a demissão da ministra da Cultura.

A Plataforma do Cinema anunciou igualmente a sua solidariedade com os protestos, "confirmando pela sua parte a referida falta de capacidade de escuta" da ministra da Cultura", e "inquietando-se com a sua insistência em querer dar respostas rápidas e simples para problemas complexos".

Ambas as ações visaram exigir o reforço do financiamento no setor das artes e em defesa de em 1% do orçamento para a cultura, antes da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2020, prevista para a próxima segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório