Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Sindicato acusa Câmara de Santo Tirso de não fiscalizar cantinas

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares acusou hoje a Câmara de Santo Tirso de "não cumprir a sua missão de fiscalização do trabalho nas cantinas escolares do concelho".

Sindicato acusa Câmara de Santo Tirso de não fiscalizar cantinas
Notícias ao Minuto

18:19 - 11/12/19 por Lusa

País Câmara de Santo Tirso

A acusação foi feita pelo coordenador do sindicato, Nuno Coelho, no decurso da greve de hoje dos trabalhadores da EB1 da Ermida, naquele concelho do distrito do Porto, em protesto "pela falta de pessoal, ritmos de trabalho intensos, falta de condições de trabalho e salários baixos".

O sindicalista acusou também a Uniself, empresa concessionária do serviço de refeições das escolas do município, de "não cumprir o caderno de encargos no que toca ao número de trabalhadores em cada cantina escolar, impondo ritmos de trabalho intensos, que põem em causa a saúde dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado".

Nuno Coelho criticou também a autarquia liderada pelo socialista Alberto Costa por "ter-se comprometido, numa reunião com o sindicato e a empresa, a dar mais atenção à situação de falta de pessoal e em ir às escolas apurar as dificuldades dos trabalhadores, mas não cumpriu".

Segundo o coordenador do sindicato, a câmara, "apenas após ter recebido o pré-aviso de greve, enviou alguém à escola para perceber as condições de trabalho".

A Uniself é também acusada de ter "todos os trabalhadores a tempo parcial, inclusive a cozinheira, para assim pagar menos".

A consequência da postura da câmara denunciada pelo sindicato deixa "os trabalhadores sozinhos a lutar contra os ritmos de trabalho intensos e pela garantia da qualidade de serviço e segurança alimentar das crianças".

Contactada pela Lusa, a Câmara de Santo Tirso escusou-se a comentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório