Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Oito jovens migrantes de Marrocos desembarcam em Monte Gordo

Caso ocorreu na manhã desta quarta-feira. Jovens migrantes têm entre os 16 e os 20 anos e ficaram à guarda do SEF.

Oito jovens migrantes de Marrocos desembarcam em Monte Gordo
Notícias ao Minuto

12:31 - 11/12/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Migrantes

Oito jovens migrantes desembarcaram, na manhã desta quarta-feira, na praia de Monte Gordo, no Algarve, avançou esta quarta-feira a SIC Notícias. 

O Notícias ao Minuto contactou fonte da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, que confirmou o desembarque. Os jovens dizem vir de El Jadida, em Marrocos, e têm entre os 16 e os 20 anos. 

Dizem ter estado "cinco dias no mar" e estarão bem de saúde, não requerendo especiais cuidados. 

Tudo começou cerca das 10 horas desta manhã, quando a Polícia Marítima recebeu o alerta para uma embarcação em Monte Gordo. Ao chegar ao local, a autoridade deparou-se com "oito jovens já escondidos nas dunas".

Os migrantes foram transportados para o Comando local da Polícia Marítima e foi contactado o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e o Ministério Público de Vila Real de Santo António. 

Não se queriam dirigir a Portugal e queriam deslocar-se para a costa sul de Espanha"Segundo o SEF, as autoridades estão agora a proceder a diligências para "apurar a nacionalidade e as idades" dos oito jovens que alegam ser marroquinos, mas que não possuem documentos.

Cerca das 15h00, a Polícia Marítima colocou uma carrinha de transporte de passageiros junto à porta da garagem da capitania do porto algarvio e, poucos minutos depois, os alegados migrantes, todos do sexo masculino entraram um a um no veículo, algemados com bridas de plástico, antes de seguirem sob escolta policial para destino não revelado pelas autoridades, constatou a agência Lusa no local.

A carrinha saiu escoltada por mais dois veículos, um na parte traseira, da Polícia Marítima, e outro na dianteira, pertencente ao SEF, que não esclareceu os jornalistas presentes no local sobre o destino dos oito migrantes.

Fonte da Câmara de Vila Real de Santo António adiantou à Lusa que, pelo que foi possível perceber, os jovens "alegadamente não se queriam dirigir a Portugal e queriam deslocar-se para a costa sul de Espanha", podendo ter a embarcação sido desviada para oeste.

A confirmar-se, este será dos primeiros casos do género em Portugal. Recorde-se que em dezembro de 2007, as autoridades detetaram um grupo de 19 imigrantes alegadamente provenientes de Marrocos na ria Formosa, junto a Olhão, naquele que foi o primeiro incidente do género registado na costa portuguesa.

[Notícia atualizada às 19h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório