Procurar

Pilar Social será "claramente" prioridade da presidência portuguesa da UE

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, afirmou hoje em Bruxelas que o Pilar Europeu dos Direitos Sociais será "claramente" uma das grandes prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), no primeiro semestre de 2021.

Pilar Social será "claramente" prioridade da presidência portuguesa da UE

© Global Imagens

Lusa
10/12/2019 16:33 ‧ há 5 anos por Lusa

Ana Mendes Godinho, que hoje participou no seu primeiro Conselho de Ministros do Trabalho europeus, aproveitou a 'estreia' em Bruxelas para uma série de encontros, incluindo com os seus homólogos da Alemanha (Hubertus Heil) e da Eslovénia (Ksenija Klampfer), países que formam com Portugal o próximo trio de presidências rotativas da UE, para "começar a trabalhar" no programa conjunto e "identificar as principais ações" a desenvolver entre 2020 e 2021.

"Estivemos a identificar quais as prioridades do trio em termos dos assuntos sociais que serão abordados durante a presidência. Aqui, claramente um foco ao pilar social, assumidamente uma das prioridades, as questões mais uma vez do futuro do trabalho, dos trabalhadores das plataformas, das várias matérias da economia social e também do envelhecimento ativo. Portanto, as várias matérias transversais do pilar social, que são uma prioridade não só da Comissão, mas também serão uma prioridade assumida durante a presidência", disse.

A ministra manteve também reuniões com os novos comissários europeus do Emprego, Nicolas Schmit, e da Igualdade, Helena Dalli - igualmente no sentido de "identificar prioridades de trabalho e de articulação" -, assim como com "eurodeputados portugueses de todos os partidos", para "garantir também uma identificação de prioridades" e "aquilo que devem ser os principais focos de atenção".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10