Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Identificada brucelose em exploração pecuária em Torres Vedras

Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 11 animais e identificou o proprietário.

Identificada brucelose em exploração pecuária em Torres Vedras
Notícias ao Minuto

15:44 - 09/12/19 por Melissa Lopes

País Brucelose

O Núcleo de Proteção Ambiental de Torres Vedras apreendeu, na sexta-feira passada, 11 animais por suspeita de brucelose, na localidade de Torres Vedras.

No decurso de uma fiscalização a uma exploração pecuária, faz saber a GNR em comunicado, os militares apuraram que os animais não possuíam qualquer tipo de identificação, nem a declaração de existência atualizada.

No seguimento das diligências, foi ainda identificada nos animais a doença de brucelose, através do teste sorológico oficial de pesquisa desta doença.

Da operação resultou a apreensão de 11 animais e o "sequestro sanitário da exploração pecuária", ou seja, a aceitação do cumprimento de determinadas medidas sanitárias, acrescenta a autoridade. 

Além disso, foi identificado um homem com 55 anos e elaborado dois autos de contraordenação por não existir declaração de existência atualizada e devido à não identificação dos animais, punível com coima até 3.740 euros..

A GNR alerta que os animais infetados com esta doença podem transmiti-la aos seres humanos através do contacto da pele, sangue ou urina, por exemplo, e/ou pela ingestão de leite cru e os seus derivados, tratando-se, assim, de uma situação que pode pôr em causa a saúde pública.

Esta ação contou com a colaboração da Direção-Geral de Alimentação Veterinária. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório