Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

MNE representa Portugal na tomada de posse do Presidente da Argentina

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai estar em Buenos Aires na terça-feira para a tomada de posse do novo Presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou hoje o seu gabinete em comunicado.

MNE representa Portugal na tomada de posse do Presidente da Argentina
Notícias ao Minuto

14:01 - 09/12/19 por Lusa

País Augusto Santos Silva

Lisboa, 09 dez 2019 (Lusa) -- O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai estar em Buenos Aires na terça-feira para a tomada de posse do novo Presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou hoje o seu gabinete em comunicado.

À margem da cerimónia da tomada de posse, o chefe da diplomacia portuguesa vai encontrar-se "com parceiros latino-americanos para discutir questões de interesse comum e a situação na Venezuela", segundo o texto.

Durante a deslocação, Santos Silva "terá oportunidade de contactar com a comunidade portuguesa e lusodescendente" na Argentina, estimada em cerca de 150.000 pessoas.

Alberto Fernández foi eleito a 27 de outubro com 48% dos votos, derrotando Mauricio Macri, que obteve 40,4%.

Membro destacado do Partido Justicialista, (ex-Partido Peronista, centro-esquerda), Alberto Fernández foi chefe de gabinete dos ex-presidentes Nestor Kirchner e de Cristina Kirchner, que é agora sua vice-presidente.

Na campanha eleitoral prometeu empenhar-se num acordo nacional envolvendo diferentes setores -- políticos, empresariais, sindicais e sociais -- para tirar a Argentina da crise.

A sua eleição representa uma viragem ideológica na chefia do Estado argentino, que levou a uma degradação da relação com o Brasil, maior parceiro comercial da Argentina.

Logo no discurso de vitória, Alberto Fernández defendeu a libertação do "injustamente preso" ex-presidente brasileiro Lula da Silva, o que levou o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a recusar assistir à tomada de posse do homólogo argentino.

Será a primeira vez em 17 anos que um chefe de Estado do Brasil não participa na tomada de posse de um Presidente da Argentina.

Além das divergências ideológicas, Bolsonaro e Fernández têm políticas económicas diferentes, com o primeiro a defender um comércio livre sem barreiras nem restrições, e o segundo a apostar numa política protecionista.

A cerimónia da tomada de posse de Alberto Fernández está marcada para terça-feira as 10:00 locais (13h00 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório