Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Greta? "Achei ridícula a atitude do nosso ministro do Ambiente"

Marques Mendes comentou o trabalho desenvolvido pela ativista sueca e a sua passagem por Portugal.

Greta? "Achei ridícula a atitude do nosso ministro do Ambiente"

Luís Marques Mendes falou, no seu habitual comentário na SIC, aos domingos, sobre Greta Thunberg e a passagem da ativista sueca por Lisboa. O ex-líder do PSD começou por considerar que "está um pouco na moda criticá-la", em Portugal e no resto do Mundo.

"Julgo, naturalmente, que ela é suscetível a críticas. Acho, para o meu gosto, um bocadinho exagerada nas suas posições, um pouco radical, um pouco até fundamentalista", justificando que isto "é tudo normal": "Compreendo que seja assim porque ela tem 16 anos". 

"Aos 16 anos todos somos um pouco mais radicais do que somos mais tarde. Não vem mal ao mundo. Acho que o mais importante é isto: Independentemente de ela ser um pouco radical, acho que ela tem um mérito fantástico. Teve um contributo absolutamente notável para mobilizar as consciências na Europa e no mundo inteiro", acrescentou o comentador.

Referindo-se a Al Gore e a várias Organizações Não Governamentais (ONG) que, no passado, defenderam as mesmas causas, Marques Mendes ressalvou que "esta jovem sueca teve um papel notável com apenas 16 anos". 

Por outro lado, alguns líderes mundiais não recebem os mesmos elogios. "Acho que é criticável o comportamento de alguns políticos perante esta ativista. Nós vimos há meses nas Nações Unidas", recordando quando Greta lhes passou uma mensagem forte "quase a insultar" e estes aplaudiram "num exercício de hipocrisia".

Sobre a passagem da jovem por Portugal, o ex-líder do PSD criticou Matos Fernandes. "Achei ridícula a atitude do nosso ministro do Ambiente. Então o ministro a escrever uma carta a Greta Thunberg a explicar o que tem feito, um relatório a apresentar contas... parece que ela é uma autoridade. Parece que ela é a Alta Comissária das Nações Unidas para o Ambiente ou para o Clima", considerou.

"Os políticos devem dar-se ao respeito e acho que desta maneira não se dão", concluiu. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório