Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo felicita Djaimilia Pereira de Almeida por prémio Oceanos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje a escritora Djaimilia Pereira de Almeida por ter vencido o prémio Oceanos com 'Lisboa, Luanda, Paraíso', "um dos livros mais tocantes sobre a diáspora africana".

Marcelo felicita Djaimilia Pereira de Almeida por prémio Oceanos
Notícias ao Minuto

18:25 - 06/12/19 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

"Felicito a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, vencedora, com o romance 'Lisboa, Luanda, Paraíso', da edição deste ano do Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, que em anos anteriores distinguiu igualmente Gonçalo Tavares, Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto e Ana Teresa Pereira", pode ler-se no comunicado publicado na página da Presidência da República, que recorda que concorreram ao galardão quase 1.500 escritores de 10 países.

Salientando que Djaimilia Pereira de Almeida tinha já assinado um "poderoso testemunho sobre a identidade a pertença" em 'Esse cabelo', Marcelo Rebelo de Sousa elogiou 'Lisboa, Luanda, Paraíso' como "um dos livros mais tocantes sobre a diáspora africana, a história dos angolanos Cartola de Sousa e seu filho Aquiles, que se instalam em Lisboa e arredores, entre grandes esperanças e grandes desilusões".

A autora Dulce Maria Cardoso, de Portugal, que escreveu 'Eliete', e a brasileira Nara Vidal, autora de 'Sorte', foram distinguidas em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

"Quando penso no caminho deste livro, e no que foi preciso viver até escrever este livro, me passa pela cabeça pessoas que já morreram, lembro-me muito dos meus avós", disse Djaimilia Pereira de Almeida numa declaração gravada e exibida após o anúncio do resultado, na quinta-feira, em São Paulo.

"Gostava de fazer muitos agradecimentos. É uma honra muito grande para mim, nunca imaginei a estar a gravar este depoimento", acrescentou.

O valor total dos prémios foi de 250 mil reais (56 mil euros), verba que será dividida por três escritores.

O livro vencedor receberá 120 mil reais (27 mil euros), o segundo classificado 80 mil reais (18 mil euros) e o terceiro 50 mil reais (11 mil euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório