Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Quem está de volta no fim de semana? A chuva. Mas no Algarve nem vê-la

Depois de uma semana de sol e frio, o fim de semana vem acompanhado de nebulosidade e de chuva nas regiões do Norte e Centro do país. A seca continua o Sul, para onde não há previsão de pingo de chuva.

Quem está de volta no fim de semana? A chuva. Mas no Algarve nem vê-la
Notícias ao Minuto

08:25 - 06/12/19 por Melissa Lopes

País Meteorologia

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sábado, dia 7, céu pouco nublado ou limpo, tornando-se muito nublado nas regiões do Norte e Centro e períodos de chuva fraca, a partir da tarde, no Minho e Douro Litoral. De assinalar também o “acentuado arrefecimento noturno, a formação de gelo ou geada nas regiões do interior.

No domingo, dia em que se espera uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro, ficará marcado por céu muito nublado, à exceção do Algarve onde as nuvens darão um leve ar da sua graça.

De acordo com o IPMA, são esperados no domingo períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro até ao final da tarde, temporariamente moderada no litoral, podendo estender-se gradualmente à região Sul a partir da tarde.

No Algarve, contudo, não se espera que caia pingo de chuva, pelo menos nos próximos dez dias, continuando a região em situação de seca extrema. O resto do território continental, segundo os dados do IPMA do mês de novembro, registou um desagravamento da seca meteorológica. 

As temperaturas previstas para esta sexta-feira -  dia em que pode contar com céu limpo ou com algumas nuvens - vão variar entre 21ºC de máxima em Faro, os 16ºC em Lisboa, os 15ºC no Porto e os 9ºC na Guarda. As mínimas vão oscilar entre os 11ºC em Faro, os  10ºC em Lisboa, 7ºC no Porto e 1ºC na Guarda.  

No fim de semana, o cenário é semelhante, com algumas regiões a registar uma ligeira subida da temperatura mínima sobretudo no domingo. 

No arquipélago da Madeira, as temperaturas variam entre os 20ºC e 23ºC de máxima, em Porto Santo e no Funchal, com previsão de céu nublado, tanto no sábado como no domingo. 

Nos Açores, onde o céu estará significativamente carregado no fim de semana, os termómetros registarão máximas de 20ºC e mínimas de 16ºC, 17ºC. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório