Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Luz Saúde apela às forças que encontrem soluções para envelhecimento

A presidente executiva do grupo Luz Saúde apelou a todas as forças da sociedade que unam forças para encontrar soluções para os desafios decorrentes do envelhecimento da população.

Luz Saúde apela às forças que encontrem soluções para envelhecimento
Notícias ao Minuto

22:49 - 05/12/19 por Lusa

País Envelhecimento

"Deixo aqui um apelo aos políticos, aos atores do setor privado, à APS, para que se cheguem, efetivamente, a soluções ou, pelo menos, para mitigar" o que já é a realidade, afirmou Isabel Vaz, presidente executiva do grupo Luz Saúde, na conferência anual da APS -- Associação Portuguesa de Seguradores, sobre o tema "Idade nunca vem só: como responder aos desafios da vida", que decorreu hoje em Lisboa.

"Temos de juntar todas as forças da sociedade para encontrar soluções para o nosso país. É preciso unir forças para resolver este problema", insistiu Isabel Vaz, frisando que APS e Serviço Nacional de Saúde (SNS) são fontes privilegiadas de dados nesta matéria.

"Estamos perante um desafio brutal", disse também a presidente do grupo Luz Saúde, destacando os custos para a sociedade e alertando para o "barulho mediático sobre antagonismos público-privado", que não favorece que se encontrem soluções.

Isabel Vaz salientou também que Portugal é um país com "muita carga de doença", apontando a elevada "prevalência de diabetes, hipertensão, artrite reumatoide, cancro e demência".

"Cerca de 50% de todos nós vamos ter cancro, cerca de 50% vamos ter Alzheimer, outros terão as duas", antecipou.

Na sua intervenção, a presidente do grupo Luz Saúde referiu ainda um outro desafio, o do envelhecimento dos profissionais de saúde, e destacou a importância do "valor que as pessoas mais velhas trazem para a sociedade, muito além dos custos" que lhes podem estar associados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório