Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Reguengos de Monsaraz atribui Chave de Honra a Capoulas Santos

O ex-ministro da Agricultura Luís Capoulas Santos é homenageado, este domingo, com a Chave de Honra do Município de Reguengos de Monsaraz (Évora), nas comemorações dos 15 anos da elevação desta sede de concelho a cidade.

Reguengos de Monsaraz atribui Chave de Honra a Capoulas Santos
Notícias ao Minuto

14:37 - 05/12/19 por Lusa

País Capoulas Santos

O município alentejano, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, realça que pretende homenagear Capoulas Santos "pelo seu reconhecido mérito, prestígio e cargos desempenhados no Governo e no Parlamento Europeu, na área da agricultura".

Além disso, Luís Capoulas Santos, que tutelou as pastas da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural no anterior governo liderado por António Costa (entre 26 de novembro de 2015 e 26 de outubro deste ano), deu um "contributo fundamental para a aprovação do bloco de rega que vai ser implementado no concelho", no âmbito do alargamento do regadio do Alqueva.

A câmara justificou ainda a atribuição da Chave de Honra do Município evocando que Capoulas Santos, enquanto deputado, já tinha sido "subscritor da proposta de elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade", há 15 anos.

A homenagem vai decorrer no domingo à noite, numa cerimónia no Auditório Municipal, na qual a câmara vai também atribuir medalhas a personalidades, instituições e empresas que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação.

"As distinções foram propostas pelo executivo municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal", explicou a autarquia.

Domingos José Alves Caeiro, que é vice-provedor para a Gestão Académica e Interação com a Sociedade da Universidade Aberta, é distinguido com a Medalha de Mérito Científico, galardão concedido a quem contribua, de forma decisiva, para a inovação, formação e desenvolvimento tecnológico ou científico do concelho.

Já a Medalha de Mérito Cultural, atribuída a quem se destaque na literatura, artes plásticas, teatro, música, cinema ou que, de qualquer forma, promova a cultura, história e o património local, é destinada a duas associações do concelho: Sociedade União e Progresso Aldematense e Sociedade Harmonia Sanmarquense.

Para os trabalhadores e colaboradores camarários que, no exercício da sua atividade, se tenham distinguido pelo exemplar comportamento, competência profissional e dedicação à causa pública está reservada a Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz.

"Este ano, dois funcionários da autarquia, com 35 anos de tempo de serviço, vão ser agraciados com a Medalha de Ouro e um, com 15 anos de trabalho efetivo, vai receber a Medalha de Bronze", indicou o município.

A "banda sonora" da cerimónia que assinala o 15.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz a cidade, com início às 21h00, é assegurada por Miguel Gameiro, ex-Pólo Norte, e cante alentejano, com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e o Grupo Coral Infantil das Atividades de Animação e Apoio à Família.

"Miguel Gameiro formou o grupo Pólo Norte em 1994 e gravou sete álbuns com a banda", editando, em 2010, o seu primeiro trabalho a solo, 'A Porta ao Lado', lembrou a câmara, referindo que, neste espetáculo, "vão ouvir-se os grandes sucessos musicais dos 25 anos de carreira" do músico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório