Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

IPMA agrava aviso para laranja por causa do vento forte na Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou hoje o aviso amarelo para laranja para o arquipélago da Madeira devido às previsões de vento forte, com rajadas até 120 quilómetros por hora.

IPMA agrava aviso para laranja por causa do vento forte na Madeira
Notícias ao Minuto

16:40 - 04/12/19 por Lusa

País Meteorologia

O IPMA refere que o aviso laranja, o terceiro mais grave numa escala de quatro, vai estar em vigor a partir das 21h00 de hoje até às 15h00 horas de quinta-feira, regressando à situação de amarelo até às 06:00 de sexta-feira.

As previsões meteorológicas apontam para céu geralmente muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas, com a "ocorrência de períodos de chuva mais intensa e persistente" a partir da tarde.

Quanto ao vento, aponta que vai ser fraco a moderado (até 30 quilómetros por hora) do quadrante norte, a partir do meio da tarde, com rajadas que vão atingir os 90 quilómetros por hora, atingindo as rajadas os 120 quilómetros por hora nas terras altas.

A capitania do Funchal também emitiu hoje avisos de agitação marítima forte, com ondas até os cinco metros na costa norte, má visibilidade e vento forte na orla costeira da Madeira e Porto Santo, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório