Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sindicato dos Jornalistas vai apresentar propostas para setor ao Governo

O Sindicato dos Jornalistas vai apresentar, nos próximos dias, ao Governo e à Assembleia da República, propostas para fazer face à crise no setor da comunicação social, anunciou hoje a sua presidente, Sofia Branco.

Sindicato dos Jornalistas vai apresentar propostas para setor ao Governo
Notícias ao Minuto

22:36 - 03/12/19 por Lusa

País Sindicato dos Jornalistas

No encerramento da Conferência sobre Financiamento dos Media, promovida pelo Sindicato dos Jornalistas, no Palácio da Cidadela, em Cascais, Sofia Branco defendeu que há que "convencer o Governo, sobretudo na pessoa do senhor ministro das Finanças" a assumir este setor "como estratégico", desde logo "estratégico para a economia do país".

Na presença do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a presidente do Sindicato dos Jornalistas agradeceu-lhe por ter lançado "o repto" que levou à organização de um debate sobre o financiamento da comunicação social, e por ter cedido o espaço para esta iniciativa.

"Acompanhamos a sua preocupação face à situação de emergência no setor e estamos ao seu dispor para procurar encontrar soluções que garantam um futuro para o jornalismo. Nesse sentido, nos próximos dias, faremos chegar um conjunto de propostas ao Governo e à Assembleia da República, dando-lhe evidentemente conhecimento", declarou.

Sofia Branco referiu que, ao longo dos últimos dois dias, "40 oradores e outros tantos participantes na assistência, com comentários e perguntas, deixaram sugestões e propostas para salvar o jornalismo", considerando que esta conferência não encerra "sem luz ao fundo do túnel".

"Ao contrário, foram iluminadas muitas luzes, propostas concretas para 'dar a volta' a isto. É fundamental avaliar de que modo poderá o Estado, ainda que de forma indireta, ser parte da solução e ajudar a concretizar algumas propostas, quer seja através de incentivos ou benefícios fiscais, quer seja através da criação de hábitos de consumo do jornalismo junto dos cidadãos, nomeadamente os mais jovens - isto só para citar algumas das muitas, muitas possibilidades", prosseguiu.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas e jornalista da agência Lusa falou também na possibilidade de se fazer "campanhas de sensibilização e campanhas de literacia".

"Mas sabemos desde já que isto de salvar os media não se faz sem dinheiro e, portanto, no final da linha, teremos de convencer o Governo, sobretudo na pessoa do senhor ministro das Finanças, a considerar o setor dos media como estratégico, estratégico para a economia do país", acrescentou.

Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas, é também "imperioso obrigar este setor estratégico para a economia a regras de transparência e critérios de gestão sérios e rigorosos que promovam emprego qualificado e remunerado, de acordo com a responsabilidade que acompanha os bens públicos, que é o caso da informação".

Trata-se de um setor estratégico porque é "garante da diversidade nacional, da coesão territorial, do bem-estar e da transformação social, do respeito pelo Estado de direito e pelos direitos humanos, e da tomada de decisões conscientes e esclarecidas por parte dos cidadãos", argumentou.

"Continuar a não ver o que está à vista de todos será contribuir para a extinção do jornalismo, farol cada vez mais imprescindível num mundo em comunicação constante e desinformação crescente, pilar essencial da democracia e da liberdade", alertou Sofia Branco, concluindo: "Está na altura de, juntos, salvarmos o jornalismo, sob pena de dentro de pouco tempo já não haver nada para salvar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório