Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Docentes de ensino especial ainda não receberam salários em atraso

Os docentes de ensino especial que terminam hoje uma greve de dois dias para exigir salários em atraso desde o verão ainda não viram a situação resolvida, informou hoje a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que convocou a paralisação.

Docentes de ensino especial ainda não receberam salários em atraso
Notícias ao Minuto

16:31 - 03/12/19 por Lusa

País FENPROF

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, afirmou que os professores ainda não receberam os salários em atraso e que hoje as crianças continuaram sem ir à escola.

"Não houve qualquer tipo de contacto por parte do Ministério da Educação" no sentido de haver a transferência de verbas, declarou à Lusa, acrescentando: "Só quando os colégios forem notificados para o pagamento dos emolumentos, aí é que nós sabemos que a verba está em vias de ser transferida e aí esperamos que seja feito o pagamento".

O secretário-geral da Fenprof afirmou que os docentes irão aguardar até 15 de dezembro, data limite para o pagamento dos subsídios de Natal, e que, caso a situação não esteja resolvida até lá, anunciarão "novas formas de luta".

Há duas semanas, o Colégio Bola de Neve, o Externato Alfred Binet e o Colégio Eduardo Claparède, em Lisboa, todos privados, denunciaram à Lusa transferências em atraso por parte do Estado, comprometendo o acompanhamento de 284 alunos que lhes foram encaminhados pelo próprio Estado por falta de respostas nas escolas públicas.

O Estado contratualizou com estas três escolas uma cooperação para que crianças e jovens com necessidades educativas especiais pudessem ser devidamente acompanhados.

Em causa estão cerca de 150 trabalhadores, incluindo professores, psicólogos, terapeutas e auxiliares.

Cerca de meia centena de docentes de quatro colégios de ensino especial realizaram um protesto na segunda-feira, primeiro dia de greve, junto ao Externato Alfred Binet.

Na sexta-feira, a Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo anunciou que os salários dos professores dos colégios de ensino especial, em atraso desde o verão, deverão ser pagos durante esta semana.

Segundo a associação, na sexta-feira, os estabelecimentos de ensino especial receberam "os documentos referentes aos vistos do Tribunal de Contas, necessários para que as verbas públicas para o seu devido e regular funcionamento possam ser transferidas ao abrigo dos contratos em vigor com o Estado português".

As verbas em atraso, no montante superior a 670 mil euros, estão em atraso desde o verão.

Posteriormente, o Ministério da Educação referiu à Lusa que, "dos contratos existentes com os colégios, os pagamentos relativos a contratos sem necessidade de visto prévio do Tribunal de Contas (TdC) foram efetuados".

No caso dos contratos que necessitaram de visto, "devido ao seu montante, o Ministério da Educação encaminhou os processos para o TdC, após receção das verbas necessárias do Ministério das Finanças", adiantou a fonte oficial.

A mesma fonte confirmou que na quinta-feira o TdC comunicou à DGEstE a declaração de conformidade dos quatro processos submetidos, e que, por sua vez, já comunicou aos colégios em apreço e avançou com as devidas diligências, para efeitos de pagamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório