Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Trânsito na Calçada da Pena em Sintra apenas para veículos autorizados

A Câmara Municipal de Sintra aprovou hoje, em reunião, o condicionamento do trânsito automóvel na Calçada da Pena, permitindo apenas a circulação a viaturas autorizadas, por não conseguir garantir o acesso aos meios de socorro e segurança naquele local.

Trânsito na Calçada da Pena em Sintra apenas para veículos autorizados
Notícias ao Minuto

16:37 - 03/12/19 por Lusa

País Sintra

Em comunicado à imprensa, a autarquia refere que a decisão, que será implementada este mês, "resulta, principalmente, da impossibilidade de garantir a circulação de meios de socorro e a segurança da circulação automóvel e pedonal nas estradas de acesso aos pontos de interessa na Serra [de Sintra]".

De acordo com a Câmara de Sintra, só vão poder circular apenas viaturas autorizadas pela autarquia, como residentes, meios de socorro, táxis e forças de segurança.

As viaturas impossibilitadas de aceder à Calçada da Pena vão poder usar, de forma gratuita, o parque de estacionamento periférico na Cavaleira, que possui mais de 1.500 lugares de estacionamento.

A partir do parque de estacionamento, as pessoas terão acesso a 'tranfers', "a preços reduzidos", para os monumentos.

A Câmara Municipal de Sintra refere também que serão criados locais para a tomada e largada de passageiros, para que os veículos não o façam na via.

Na estrada dos Capuchos, passará a existir um sentido único de circulação no sentido poente-nascente.

O sentido único acontece desde o entroncamento da estrada dos Capuchos com a estrada da Calçada de Pena até ao Chalet da Condessa d'Edla.

Junto ao Chalet da Condessa d'Edla será criada uma zona de inversão de marcha para quem acede desde poente.

Na nota, a autarquia assinala ainda que vai ser colocada sinalização na estrada dos Capuchos.

A sinalização vai informar que a estrada dos Capuchos passará a ser uma via sem saída, bem como indicar a possibilidade de realização da inversão do sentido de marcha.

Situada na Serra de Sintra, a Calçada da Pena dá acesso a vários monumentos como o Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalet da Condessa D'Edla e Convento dos Capuchos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório