Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

BE quer saber qual o modelo de gestão para a Ria de Aveiro

O Bloco de Esquerda (BE) vai questionar o Governo sobre o modelo de gestão da Ria de Aveiro, já que a Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro deverá ser extinta até ao dia 31, revelou hoje fonte partidária.

BE quer saber qual o modelo de gestão para a Ria de Aveiro
Notícias ao Minuto

14:43 - 03/12/19 por Lusa

País Ria de Aveiro

O grupo parlamentar do BE "quer conhecer o que está em análise para modelo de gestão" e defende que a Ria de Aveiro "deve ser tratada como um ecossistema essencial para o país e para as comunidades envolventes, liberta de lógicas de especulação imobiliária e de pequenos interesses autárquicos", refere em comunicado o partido.

Atendendo a que estão em curso trabalhos de dragagem no âmbito do desassoreamento da Ria, que se deverão prolongar durante o próximo ano, o BE quer o Ministério do Ambiente e da Ação Climática explique a solução de transição para a gestão da obra.

Os deputados daquele partido eleitos por Aveiro, que visitaram recentemente os trabalhos de dragagem, pretendem que o Ministério do Ambiente a Ação Climática, tutelado por Matos Fernandes, esclareça se há a possibilidade de alargar a empreitada aos acessos de associações náuticas de índole não lucrativa presentes na Ria de Aveiro.

O Bloco de Esquerda anunciou ainda que vai propor a criação de uma empresa pública de dragagens, dado que "são uma necessidade permanente no território, essenciais para a conservação da natureza em diversos locais e importantes nos portos, para garantir a segurança das embarcações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório