Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

"Somos os melhores do mundo" e "todos estão no coração dos portugueses"

O Presidente da República recebeu, ao início da tarde desta terça-feira, a seleção nacional de futebol de praia, que se sagrou campeã mundial, destacando que o título resulta de "uma vitória esmagadora".

Notícias ao Minuto

14:15 - 03/12/19 por Ana Lemos

País Presidente da República

O Presidente Marcelo recebeu no Palácio de Belém os campeões mundiais de futebol de praia. No seu discurso, e depois de tecer elogios ao trabalho de Fernando Gomes na liderança da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o chefe de Estado lembrou que "estes jovens, volvidos estes anos, juntaram ao título europeu o título mundial, somos, portanto, no futebol de praia os melhores do mundo".

Destacando que "temos sido os melhores do mundo" num vasto leque de atividades, Marcelo vincou que "sempre que o somos há um orgulho nacional que sobe, que aumenta, que se eleva, isso é positivo para todos, desde logo para os mais jovens".

"É [por isso] com alegria que nos vamos encontrando vitória após vitória, e esta foi uma vitória esmagadora", afirmou o Presidente, acrescentando que "traduziu da vossa parte em muito trabalho, dedicação, competência".

Estas "condecorações são dadas em nome de todos os portugueses", anunciou Marcelo, referindo-se aos portugueses que "jogam na praia", "aos que assistem" aos jogos e aos que "vos acompanham". "Todos estão no coração de todos os portugueses", concluiu.

Toda a equipa técnica portuguesa foi agraciada com o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito, aos jogadores campeões do mundo foi atribuído o título de Comendadores da Ordem do Mérito, e Madjer, capitão da 'equipa das quinas', foi nomeado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Madjer, capitão da equipa portuguesa e que disputou no Paraguai o último Mundial, agradeceu a lembrança do Presidente da República em condecorar a equipa que liderou e lembrou que os resultados conseguidos nos últimos anos são fruto de "muito trabalho".

"É com muito orgulho que estamos aqui e ficamos muito honrados pelo convite. Somos portugueses com muito orgulho e usamos a camisola com muita paixão. Isso vê-se nos resultados que temos conseguido", disse o jogador português.

No domingo, a seleção nacional arrecadou o terceiro título mundial da modalidade, ao vencer por 6-4 a Itália, na final da prova que decorreu em Assunção, no Paraguai, conquistando um troféu que também tinha levantado em 2001 e 2015.

Na cerimónia em Belém para homenagear a seleção tricampeã Mundial e agraciar os atletas campeões, o selecionador nacional e os dois treinadores, marcou também presença o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório