Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Catarina elogia jovens na exigência de respostas à crise climática

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, sublinhou hoje a importância dos jovens e do movimento estudantil na exigência de medidas concretas para o problema da emergência climática, ao invés das "palavras vazias" dos governos.

Catarina elogia jovens na exigência de respostas à crise climática
Notícias ao Minuto

12:55 - 03/12/19 por Lusa

País Bloco de Esquerda

"O movimento estudantil é extraordinariamente importante para exigir dos governos medidas concretas e não mais palavras vazias", afirmou hoje a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerando que "o papel dos jovens tem sido extraordinário nesta questão da chamada de atenção para a emergência climática".

Ao segundo dia da cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25), que decorre em Madrid, Catarina Martins lembrou ter havido "cimeira após cimeira muitas declarações de circunstância" sobre o problema da emergência climática, mas "muito poucas decisões reais para travar o aquecimento global".

Por isso, vincou, para além da importância do encontro que conta com a presença de 50 líderes mundiais, "é importante todo o movimento para lá da cimeira, para lá dos governos, todo o ativismo que existe neste momento sobre o clima".

Para a coordenadora do BE é fundamental "uma transformação", não apenas "na forma como é produzida a energia", mas também ao nível dos transportes.

"Baixamos as emissões de Co2 rapidamente, ou então seremos incapazes de controlar o caos climático", concluiu Catarina Martins.

A líder do BE falava em Alcobaça, à margem de um debate sobre o Clima em que hoje participou a convite dos estudantes na Escola Secundária Dona Inês de Castro.

A cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP25) prolonga-se até 13 de dezembro, sendo esperadas delegações de 196 países, assim como os mais altos representantes da União Europeia e várias instituições internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório