Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

"Quero dizer em nome de toda a cidade que é um enorme privilégio"

O presidente da Câmara de Lisboa recebeu esta terça-feira Greta Thunberg.

"Quero dizer em nome de toda a cidade que é um enorme privilégio"
Notícias ao Minuto

13:20 - 03/12/19 por Notícias Ao Minuto

País Greta Thunberg

Após cerca de três horas de atraso da hora prevista, a ativista pisou solo português e foi recebida pelo presidente da Câmara de Lisboa. 

"Quero dizer em nome de toda a cidade que é um enorme privilégio tê-la aqui e ter entre nós quem tem sido uma das mais relevantes vozes, que luta na mais decisiva batalha que enfrentamos hoje juntos: o combate às alterações climáticas. Bem-vinda!", começou por dizer Fernando Medina, ao lado de Greta numa conferência de imprensa conjunta. 

O autarca aproveitou também para informar pessoalmente a ativista que a capital "tem consciência que atualmente estamos a perder a luta contra as alterações climáticas" e que considera que "é preciso de combater juntos" para ganhar esta batalha. 

"Quero que quando sair de Lisboa que [Greta] fique com a noção de que Lisboa está mesmo comprometida em tomar decisões para ações concretas para travar as alterações climáticas", declarou o socialista. 

Fernando Medina acrescentou que "Portugal e Lisboa estão a baixar as emissões carbónicas, mas temos a noção de que temos de fazer muito mais" e terminou o discurso desejando que a ativista, "quando pense em Lisboa, pense como se fosse a sua casa". 

Em viagem desde setembro

Greta atravessou o oceano de barco em setembro passado para participar numa cimeira sobre alterações climáticas em Nova Iorque, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. A jovem recusou viajar num avião, que polui, e optou por um barco à vela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório