Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Doentes com VIH/Sida já podem levantar medicamentos nas farmácias

Projeto Farma2Care visa "dar maior liberdade de escolha" aos utentes e "promover a adesão à terapêutica".

Doentes com VIH/Sida já podem levantar medicamentos nas farmácias
Notícias ao Minuto

17:27 - 01/12/19 por Melissa Lopes

País VIH/SIDA

Arrancou este domingo, 1 de dezembro, o programa que permite que as pessoas portadoras do vírus VIH/Sida do Centro Hospitalar Universitário do São João (CHUSJ) possam escolher a farmácia onde levantar os seus medicamentos, até agora dispensados apenas nos hospitais.

A sessão de apresentação do 'Processo de Dispensa de Terapêutica Anti-retroviral em Farmácias Comunitárias' realizou-se, na manhã deste domingo, na Farmácia Lima, em Braga, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. 

Numa primeira fase, o projeto Farma2Care irá abranger os portadores de VIH/Sida e, durante o primeiro trimestre de 2020, doentes com esclerose múltipla. Posteriormente, será estendido a doenças oncológicas, medicamentos para transplante renal e hemofilia, explica o centro hospitalar num comunicado enviado à imprensa.

"Este projeto tem uma dimensão pedagógica sobre o VIH/Sida. Ajuda a normalizar a doença, desmistificando-a e quebrando o estigma, além de permitir o tratamento num ambiente mais informal", afirma Armando Guimarães, do Grupo de Activistas em Tratamento (GAT).

A medida abrange os distritos de Viana do Castelo e Braga e os concelhos de Maia, Valongo e Porto. Neste momento, 101 farmácias do distrito de Braga aderiram à iniciativa. Mas a ideia, frisa o Centro Hospitalar, "é ir mais longe", alargado a medida a todas as zonas do país. 

"A nossa missão é melhorar a qualidade de vida dos utentes", frisou o responsável do Farma2Care do CHUSJ, Carlos Lima Alves, sublinhando a existência de projetos similares em Lisboa e em Coimbra. 

"Dar maior liberdade de escolha e promover a adesão à terapêutica" são os principais objetivos do Farma2Care, resultado de uma parceria com o CHUSJ, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) e Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório