Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tem de ir à farmácia? Receitas eletrónicas já podem ser aviadas novamente

O sistema informático voltou a funcionar pelas 6h.

Tem de ir à farmácia? Receitas eletrónicas já podem ser aviadas novamente
Notícias ao Minuto

10:45 - 01/12/19 por Filipa Matias Pereira

País Farmácia

Se tem uma receita para aviar, saiba que já o poderá fazer este domingo. "O sistema informático de suporte às receitas eletrónicas recomeçou a funcionar às seis horas da manhã". A garantia é da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

A Associação dá conta, em comunicado enviado às redações, que os "doentes com receitas médicas nos seus telemóveis ou em qualquer outro suporte já podem dirigir-se às farmácias normalmente".

Recorde-se que os sistemas informáticos de suporte às receitas eletrónicas foram desligados, no sábado, a partir das 14h. Foi solicitado aos doentes que aviassem as suas receitas antes desse período e "o civismo da população e o esforço das equipas das farmácias permitiram garantir o acesso aos medicamentos a todos os doentes urgentes durante o período de indisponibilidade do sistema", revelou Miguel Lança, diretor de Sistemas de Informação da ANF.

A ANF apela a que, no futuro, haja um planeamento mais efetivo das alterações de procedimentos por parte da empresa pública responsável pelo sistema. "Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde deverão planificar quaisquer intervenções que perturbem a dispensa de medicamentos em parceria com as farmácias e os médicos prescritores, assim como avisar atempadamente a população», declara Miguel Lança.

Na base do descontentamento da Associação está o facto de só ter sido informada do 'apagão' do sistema pelas "18h43 de sexta-feira".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório