Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento congratula-se pela criação do Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de congratulação apresentado pelo presidente da Assembleia da República pela proclamação do dia 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Parlamento congratula-se pela criação do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Notícias ao Minuto

13:23 - 29/11/19 por Lusa

País Língua Portuguesa

Em 25 de novembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ratificou a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio, tornando oficial a proposta apresentada pelos países lusófonos.

"É o culminar de um longo percurso que se iniciou em 2009 com a instituição do dia 5 de maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. É o reconhecimento do papel e da contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas", destaca o texto apresentado por Eduardo Ferro Rodrigues.

O presidente do parlamento salienta que a língua portuguesa, "cada vez mais forte na internet, no mundo dos negócios e artístico e em diversos outros domínios, vê, assim, consolidada a sua afirmação internacional".

"A Assembleia da República congratula-se e saúda a instituição do Dia Mundial da Língua Portuguesa e felicita todos quantos contribuíram para esta classificação", lê-se na parte resolutiva do voto.

Na argumentação para a ratificação da proposta, a UNESCO escreve que "é necessário implementar uma cooperação mais abrangente entre os povos através do multilateralismo, aproximação cultural e diálogo entre civilizações, em linha com o que está estipulado na Constituição" desta organização.

Por outro lado, a instituição com sede em Paris lembra que o dia 05 de maio já foi firmado como Dia da Língua e Cultura Portuguesa na CPLP, em 2009, afirma ainda que "as Nações Unidas encorajaram a celebração de um dia nacional para cada uma das línguas oficiais da organização".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório