Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alunos de Macau com acesso facilitado à Universidade do Porto

Os estudantes de Macau que queiram prosseguir os estudos em Portugal vão ter acesso facilitado às áreas científicas da Universidade do Porto (UP), nomeadamente um contingente especial de vagas, foi hoje anunciado.

Alunos de Macau com acesso facilitado à Universidade do Porto
Notícias ao Minuto

09:35 - 29/11/19 por Lusa

País Universidade

A medida está prevista num protocolo que a Universidade do Porto, o Instituto Português do Oriente (IPOR) e a Direção dos Serviços do Ensino Superior de Macau (DSES) vão assinar na próxima terça-feira, em Macau, de acordo com um comunicado enviado à Lusa.

O acordo de cooperação entre estas três entidades prevê "a criação de um contingente especial de vagas para oferta formativa nas várias unidades orgânicas da UP, "valorizando (...) o exame unificado em vigor", referiu a nota.

Os cursos em questão vão desde medicina veterinária a "vários ramos da engenharia", passando pelas ciências do meio aquático, medicina dentária e ciências da linguagem, antecipou o IPOR.

Os estudantes de Macau podem, desde 2018, candidatar-se a várias instituições de ensino superior do interior da China e de Portugal com os resultados de um exame unificado de acesso.

Em Portugal, são 15 as instituições parceiras deste programa, incluindo, além da UP, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa.

Este protocolo prevê ainda a criação de uma oferta formativa "altamente especializada em língua portuguesa", de forma a assegurar a formação de estudantes de Macau com competências nesta língua, indicou.

O acordo pretende também incentivar ações de mobilidade e de intercâmbio científico com vista à formação de profissionais qualificados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório