Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo inicia programa biológico de luta contra praga que afeta citrinos

O Ministério da Agricultura iniciou o programa experimental de luta biológica contra a praga Trioza erytreae, que afeta os citrinos, através da largada de 1.800 insetos parasitoides, foi hoje anunciado.

Governo inicia programa biológico de luta contra praga que afeta citrinos
Notícias ao Minuto

15:39 - 28/11/19 por Lusa

País Ministério da Agricultura

"O Ministério da Agricultura, através da Autoridade Fitossanitária Nacional, iniciou o programa experimental de luta biológica contra a praga de quarentena Trioza erytreae, com largadas experimentais de um inseto parasitoide específico", avançou, em comunicado, o Governo.

A largada de 1.800 insetos parasitoides Tamarixia dryi foi realizada em outubro em quatro locais da região Centro e em três da região Oeste, em colaboração com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Dirección General de Sanidad de la Producción Agraria, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Canario de Investigaciones Agrarias e o Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias.

Os insetos em causa foram libertados após a realização de uma análise prévia de risco e depois de obtida uma autorização de experimentação no contexto da legislação específica das espécies exóticas, ressalvou o ministério liderado por Maria do Céu Albuquerque.

De acordo com o Governo, os resultados obtidos noutras regiões, como nas Ilhas Canárias, em Espanha, indicam "excelentes taxas de parasitismo que estão a conduzir ao bom controlo" da praga.

Um programa similar teve também início, em outubro, na Galiza.

Os locais onde foram libertados os insetos, em Portugal e na Galiza, estão a ser monitorizados, "esperando-se vir a obter os primeiros resultados na próxima primavera", indicou o Ministério da Agricultura.

Além de provocar estragos diretos nos citrinos, a Trioza erytreae é vetor da doença, "considerada como a mais grave a nível mundial para estas espécies", a Huanglongbing ou Citrus Greening causada pela bactéria Candidatus liberibacter, que ainda não entrou na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório