Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Dois homens detidos no Aeroporto de Lisboa com mais de 50 kg de meixão

Mercadoria, que estava escondida dentro de malas de viagem, tem o valor de 325 mil euros.

Dois homens detidos no Aeroporto de Lisboa com mais de 50 kg de meixão
Notícias ao Minuto

18:36 - 27/11/19 por Noticias ao Minuto

País Meixão

A PSP deteve dois homens, com 48 e 49 anos, no dia 23 de novembro, por suspeitas da prática dos crimes de dano contra a natureza e de contrabando qualificado, na forma tentada, de espécie protegida e ameaçada de extinção.

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto por esta força de segurança, os suspeitos foram intercetados no aeroporto Humberto Delgado, na posse de seis malas de grandes dimensões, em situação de despacho de bagagem, contendo no seu interior 50,240 kg de meixão vivo, com o valor de 325 mil euros.

Para garantir que os animais permaneciam vivos os suspeitos transportavam-nos em sacos duplos de plástico, com uma proporção de água e ar adequadas e protegidas com películas térmicas, de forma a permitir que a temperatura se mantenha estável durante todo o percurso da viagem”, acrescentou a PSP.

Os animais foram apreendidos e sujeitos a exame pericial, bem como a pesagem por um perito do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo sido posteriormente devolvido ao seu habitat natural no Rio Tejo.

Os detidos foram, entretanto, presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, no dia 25 de novembro, ficando sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Recorde-se que o meixão, de acordo com informação técnica precedente do ICNF, constitui uma das fases de desenvolvimento do complexo e longo ciclo de vida da enguia europeia, de nome científico ‘Anguilla anguilla’, o qual tem o seu início e fim no Mar dos Sargaços, no Atlântico Norte, junto à costa americana, onde decorre a reprodução desta espécie.

Em Portugal, a captura de meixão apenas é possível no Rio Minho, estando sujeita a forte regulamentação pela legislação das pescas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório