Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Gondomar aprova regalias e benefícios aos bombeiros voluntários

Os bombeiros voluntários de Gondomar vão ter regalias e benefícios em taxas municipais, bem como incentivos referentes à natalidade, revelou hoje a câmara local, após a aprovação de um regulamento de apoio social destinado aos bombeiros.

Gondomar aprova regalias e benefícios aos bombeiros voluntários
Notícias ao Minuto

17:20 - 27/11/19 por Lusa

País Bombeiros

O Regulamento de Apoio Social ao Bombeiro Voluntário do Concelho de Gondomar prevê que os bombeiros gozem de um reembolso de 50% no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) até um limite de 500 euros por ano, bem como de uma tarifa especial de água e resíduos que pode implicar uma "poupança mensal entre os 40 e os 45%", disse à agência Lusa, o presidente da Câmara, Marco Martins.

Este novo regulamento também prevê a atribuição de um subsídio de nascimento, de 250 euros, por cada filho e que os bombeiros fiquem isentos das licenças urbanísticas na construção ou requalificação de casa própria com a condição de ali se fixarem pelo menos cinco anos.

O acesso livre às piscinas municipais de segunda a sexta-feira das 09:00 às 16:00, descontos nas atividades de tempos livres, e gratuitidade caso necessitem de prolongamento de horário no pré-escolar são outros dos direitos sociais que incluem, por fim, prioridade na atribuição de habitação social.

Marco Martins estima que a medida alcance cerca de 900 pessoas, somando os 400 bombeiros no ativo do concelho e 500 do quadro de honra.

No concelho de Gondomar, distrito do Porto, existem cinco corporações de bombeiros voluntários: os de Gondomar, os de Rio Tinto, Valbom, São Pedro da Cova e Melres.

Na proposta que foi hoje a reunião camarária lê-se que é objetivo deste regulamento "tornar mais atrativo o ingresso nos corpos de bombeiros", bem como "reconhecer aos bombeiros voluntários um valor ímpar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório