Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Imagens do 'narcosubmarino' apanhado com 152 fardos de cocaína a bordo

Embarcação transportava três toneladas de droga.

As autoridades espanholas já conseguiram trazer para terra o ‘narcosubmarino’, intercetado, no passado sábado, ao largo do porto de Aldán, na costa da Galiza. No seu interior, encontraram 152 fardos de cocaína, o que corresponde a três toneladas de estupefaciente. 

Depois de terem sido interrompidos, por se recear que o casco do ‘narcosubmarino’ pudesse partir-se, os trabalhos para a retirada da embarcação retomaram e, através das fotos, que pode ver na galeria acima, é possível observar que o submarino está já à tona de água.

O valor da mercadoria, segundo a embaixada britânica em Lisboa, ascende a milhões de euros.

O submarino foi apreendido em resultado de uma megaoperação internacional de combate ao tráfico de droga, que envolveu forças policiais do Reino Unido, de Espanha e de Portugal.

Ainda de acordo com a embaixada britânica, as investigações que conduziram “a esta operação bem sucedida envolveram um intercâmbio de informações entre o Centro de Análise e Operações Marítimas de Drogas (MAOC), sediado em Lisboa, e o Centro de Informações contra o Terrorismo e o Crime Organizado (CITCO), sediado em Madrid. E contou com a “estreita colaboração com a Agência Nacional Britânica de Combate à Criminalidade (NCA-National Crime Agency)”.

Apreensões de droga como estas são vitais para interromper e desmantelar grupos criminosos transnacionais que traficam drogas letais e para proteger o público dos danos que viriam a causar”, disse Tom Dowdall, Sub-Director da NCA.

Recorde-se que a embarcação recheada de droga passou pelo nosso país antes de ser intercetada, no passado sábado pelas autoridades. A polícia espanhola conseguiu deter duas pessoas, mas uma continua em fuga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório