Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Banco Alimentar. Campanha nos supermercados este fim de semana

Campanha do Banco Alimentar estará nos supermercados durante o próximo fim de semana e estende-se até ao dia 8 de dezembro.

Banco Alimentar. Campanha nos supermercados este fim de semana
Notícias ao Minuto

20:05 - 26/11/19 por Melissa Lopes

País Banco Alimentar

À imagem do que acontece todos os anos, o início do mês do Natal fica marcado pela campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome.

A campanha decorre nos supermercados, durante este fim de semana, dia 30 de novembro e 1 de dezembro, mas prolonga-se até ao dia 8 de dezembro no site www.alimentestaideia.pt.

Esta ação solidária, bem conhecida dos portugueses, envolve a participação de mais de 40 mil voluntários em cerca de duas mil lojas distribuídas por todo o país, num convite à partilha de alimentos com quem mais precisa, para que possa ter uma vida mais digna.

O mote da campanha deste ano, explica o Banco Alimentar numa nota à imprensa, apela à participação numa 'rede social real' (#RedeSocialReal), numa alusão às redes sociais virtuais sendo que, neste caso, 'likes' e partilhas traduzem-se em contributos palpáveis, em forma de alimentos. Cada um dos membros desta rede social real relaciona-se, assim, numa lógica de proximidade e contacto pessoal e não apenas exclusivamente virtual.

Futebol à mistura

A novidade este ano é que a campanha alarga-se também ao 'desporto rei' com a adesão de todos os clubes de futebol da Liga NOS e da Liga Pro, cujos jogos têm lugar este fim de semana. Nesse sentido, a Fundação Liga Portugal "mobiliza os seus adeptos e jogadores, desafiando-os a apoiar esta iniciativa e a reforçar esta rede social real, em benefício de tantos portugueses carenciados".

A mecânica de participação na campanha desta rede social real é simples: durante o fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro, basta aceitar o convite de um dos mais de 40 mil voluntários e um saco do Banco Alimentar, distribuídos em mais de duas mil lojas, colocar bens alimentares não perecíveis (leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, massas, etc.) e partilhá-los, assim, com quem mais precisa.

Os produtos doados serão depois encaminhados para os armazéns dos 21 Bancos Alimentares em atividade e aí pesados, separados e acondicionados. No final, e ainda com recurso ao voluntariado, o resultado é distribuído localmente a pessoas com carências alimentares, por intermédio de mais de 2.600 instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas na sua atividade diária, explica Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

"Este é um modelo de intervenção integrada, que permite uma maior proximidade entre quem dá e quem recebe, no contexto de um trabalho conjunto para a inclusão social. Aqui se constitui uma rede social real, que permite lutar contra a pobreza, gerando autonomias e aliviando sofrimentos e carências”, acrescenta. 

Nesta edição, a campanha volta ainda a propor a contribuição através de vales de produtos, que estarão disponíveis até 8 de dezembro nas caixas dos supermercados. Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.

Quase 25 mil toneladas de alimentos recolhidas

No ano passado, os 21 Bancos Alimentares em atividade em Portugal distribuíram 24.262 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 34 milhões de euros), num movimento médio de 97 toneladas por dia útil. Prestando assistência a 2.400 instituições, os alimentos foram entregues a perto de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas, de acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório