Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Catedral de Leiria com sinalética dirigidos a pessoas com deficiência

A catedral de Leiria vai contar com um guião multiformato impresso e com a identificação dos diferentes espaços litúrgicos, permitindo a todos os públicos "ler" e conhecer os diferentes espaços, anunciou hoje o Politécnico de Leiria.

Catedral de Leiria com sinalética dirigidos a pessoas com deficiência
Notícias ao Minuto

17:26 - 26/11/19 por Lusa

País Leiria

O guião dos espaços litúrgicos e a sinalética da catedral foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e vai ficar disponível em 03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com três versões: braille com imagens em relevo, escrita aumentada e sistema pictográfico para a comunicação, o que lhe permite ser lido por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual.

Todos os espaços litúrgicos terão as respetivas sinaléticas também nestes formatos.

Segundo este instituto de ensino superior, o projeto resulta de uma parceria entre o CRID do Politécnico de Leiria e a Conferência Episcopal Portuguesa, promovido pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, e terá uma fase de validação experimental, na catedral de Leiria, após o que será implementado progressivamente em todo o país.

"O CRID existe para trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e este é mais um passo para tornar todos espaços acessíveis", considerou Célia Sousa, coordenadora do Centro.

Segundo o Politécnico de Leiria, o CRID é considerado "uma referência internacional na área da inclusão", contribuindo para "sagrar Leiria como a cidade mais inclusiva do país: criou a primeira biblioteca braille no ensino superior do país, adapta regularmente obras literárias para braille e criou o primeiro guião multiformato a nível mundial (para o Mosteiro da Batalha)".

O desenvolvimento dos folhetos inclusivos do Itinerário Jubilar de Fátima em 2017 foi reconhecido pelo próprio papa Francisco em carta de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol das pessoas com deficiência.

O projeto dos espaços litúrgicos acessíveis na catedral de Leiria é apresentado publicamente na manhã de 3 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório