Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2022
Tempo
30º
MIN 15º MÁX 31º

73% dos crimes no distrito de Lisboa em 2018 foram de violência doméstica

Autarquia revela ainda que 80% desses casos foram contra mulheres.

73% dos crimes no distrito de Lisboa em 2018 foram de violência doméstica
Notícias ao Minuto

23:26 - 25/11/19 por Notícias Ao Minuto , Lusa

País Violência doméstica

Amara Municipal de Lisboa divulgou, esta segunda-feira, que 73,4% dos crimes que ocorreram no distrito de Lisboa no ano passado foram de violência doméstica.

Através de uma publicação partilhada no Twitter no dia em centenas de pessoas marcharam na capital para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a autarquia avançou ainda que 80% desses crimes foram contra mulheres. 

Dados sobre Lisboa

Citando o inquérito municipal à violência doméstica e de género no concelho de Lisboa, que foi apresentado publicamente em julho de 2017, a Lusa recordou que 50,3% das mulheres inquiridas nesse estudo foram, em algum momento da sua vida, vítimas de, pelo menos, um ato de violência física/psicológica/sexual. No caso dos homens, a prevalência é de 61,9 %.  (de uma amostra de 2.616 pessoas - 1.314 mulheres e 1.302 homens)

Ainda segundo o estudo, nas mulheres a prevalência da violência é "claramente superior à media do concelho" em nove freguesias: Santa Clara, Lumiar, Chelas, Parque das Nações, Benfica, Avenidas Novas, Santo António, São Vicente e Santa Maria Maior.

Nos homens, o mesmo se verifica nas freguesias de Carnide, Alvalade, Parque das Nações e Beato.

Os inquiridos - 2.616 pessoas, 1.314 mulheres e 1.302 homens - foram também questionados sobre o que condiciona o contacto com as entidades e instituições de apoio, com 18% a apontarem como razão "a desvalorização da gravidade ou importância da situação", 14,1% a falarem sobre "o ceticismo relativamente à ajuda que as entidades pudessem dar" e 13% a referirem "o sentimento de culpa, vergonha ou embaraço com a situação".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório