Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

António Costa espera "estabilidade" na Guiné-Bissau

O primeiro-ministro português disse hoje que espera que a Guiné-Bissau encontre o seu "caminho de estabilidade democrática e de paz entre todos", recordando que esses valores se devem estender a todo o espaço lusófono.

António Costa espera "estabilidade" na Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

13:22 - 25/11/19 por Lusa

País Guiné-Bissau

muito importante que se tenham realizado eleições, que tenham decorrido sem incidentes e os votos que faço é que a Guiné-Bissau possa encontrar um caminho de estabilidade democrática e de paz entre todos", afirmou o primeiro-ministro em declarações aos jornalistas em Paris.

António Costa visitou manhã a sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, reunindo-se com a sua diretora, Audrey Azoulay, e os embaixadores dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"É muito importante que hoje em dia todo o espaço da língua portuguesa seja espaço de liberdade, democracia e respeito pelos direitos humanos", disse ainda o governante português.

António Costa esteve em Paris não só para assinalar a promulgação do Dia Mundial da Língua Portuguesa pela UNESCO, mas também para uma homenagem pública ao artista Manuel Cargaleiro que recebe hoje a Ordem de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Paris, a medalha Grand Vermeil - a maior distinção que a cidade pode atribuir e que já foi recebida por outros portugueses como Manoel de Oliveira.

No domingo, mais de 760.000 guineenses foram chamados às urnas para eleger o novo Presidente da Guiné-Bissau entre 12 candidatos.

A votação decorreu entre as 7h00 e as 17h00 (mesma hora em Lisboa).

A Comissão Nacional de Eleições anunciou que os resultados provisórios serão divulgados nas próximas 72 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório