Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Parlamento congratula-se pela atribuição de Grammy latino a José Cid

A Assembleia da República congratulou-se hoje com a atribuição do Grammy latino por excelência musical a José Cid, entregue ao cantor em novembro em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Parlamento congratula-se pela atribuição de Grammy latino a José Cid
Notícias ao Minuto

13:37 - 22/11/19 por Lusa

País José Cid

O parlamento aprovou, por unanimidade e em conjunto, dois votos de congratulação no mesmo sentido apresentados por PSD e CDS-PP.

O Grammy de Excelência Musical é atribuído "a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina", de acordo com informação disponível no 'site' da Academia Latina de Gravaçã.,

Além de José Cid, também Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D'Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez "El Puma" receberam nessa ocasião o mesmo galardão.

O PSD destaca que, aos 77 anos de idade, José Cid continua a ser "um dos mais criativos autores e intérpretes nacionais, e mantém uma atividade intensa com temas que continuam a estar presentes no ouvido e na memória de várias gerações de portugueses"

"A Assembleia da República congratula-se e felicita José Cid pela conquista do Grammy de Excelência Musical que lhe foi atribuído pela Academia Latina de Gravação, reconhecendo a importância de José Cid no panorama da música nacional e internacional, ao longo de uma brilhante carreira", destacam os sociais-democratas.

Já o CDS-PP propôs ao parlamento congratular José Cid pelo Grammy recebido e louvar o cantor pela sua carreira de mais de meio século de sucessos e de marcas ímpares para a história da música portuguesa.

Nascido a 4 de fevereiro de 1942, José Cid iniciou o seu percurso na música aos 14 anos quando integrou o agrupamento musical 'Os Babies'. Aos 17 anos compôs a sua primeira canção, 'Andorinha'. O primeiro álbum a solo é lançado em maio de 1971. '20 Anos', um dos seus maiores êxitos, surge em 1973.

'Um Grande. Grande Amor', 'A Pouco e Pouco', 'Como Macaco Gosta de Bananas', 'A Cabana Junto à Praia", 'Cai Neve em Nova Iorque', 'Ontem, Hoje e Amanhã', 'A Rosa Que Te Dei' são alguns dos êxitos do cantor.

José Cid representou Portugal nos festivais da OTI, em 1979 e no da Eurovisão, em 1980, depois de ter vencido o da RTP, ao qual concorreu várias vezes. Com a canção "Ontem, hoje e amanhã" foi um dos premiados no Festival Yamaha, em Tóquio, em 1975.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório