Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento manifesta pesar unânime pelas vítimas da estrada

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pelas vítimas da estrada.

Parlamento manifesta pesar unânime pelas vítimas da estrada
Notícias ao Minuto

12:36 - 22/11/19 por Lusa

País Parlamento

O texto recorda que o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que tem como objetivo a evocação pública das vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias, foi, este ano, assinalado em 17 de novembro, em Évora, sob o tema "A vida não é uma peça de automóvel" (Life is not a car part, em inglês).

"Apesar dos esforços no sentido da diminuição da sinistralidade rodoviária, com a renovação das vias rodoviárias, a atualização do parque automóvel e a melhoria da resposta da emergência médica, o número de vítimas é ainda intolerável: de 1 de janeiro a 15 de novembro deste ano, registaram-se 416 vítimas mortais, 1.966 feridos graves e 36.544 feridos ligeiros", refere o voto apresentado por Ferro Rodrigues.

O Presidente da Assembleia da República considera que estes indicadores, "com a devastação emocional e económica que lhe está subjacente, impõem de todos -- órgãos de soberania, autoridade nacionais e população em geral - um redobrar de esforços nas medidas de combate e prevenção deste flagelo nacional".

"A Assembleia da República presta a sua homenagem às vítimas da estrada, manifesta a sua solidariedade às respetivas famílias e reconhece o contributo das forças de segurança, das equipas de emergência e dos restantes profissionais de saúde que diariamente lidam com esta trágica realidade", lê-se na parte resolutiva do voto, aprovada por unanimidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório