Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Polícias com gesto nazi? "Tenham vergonha, não usem rótulos ofensivos"

Manifestação dos polícias e militares da GNR decorreu, na quinta-feira, em frente à Assembleia da República sem qualquer desacato ou desordem.

Polícias com gesto nazi? "Tenham vergonha, não usem rótulos ofensivos"
Notícias ao Minuto

08:57 - 22/11/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Reações

Os elementos das forças de segurança manifestaram-se ontem contra a precariedade de profissão.

Cansados, como os próprios dizem, das promessas não cumpridas do Governo, os polícias e militares da GNR foram para a rua mostrar o seu descontentamento numa manifestação convocada pelas suas plataformas sindicais e à qual o Movimento 0 se juntou, bem como André Ventura do Chega.

Com uma larga maioria dos manifestantes a envergar t-shirts brancas do Movimento 0, uma das marcas do protesto - que decorreu de forma pacífica - foi o gesto com a mão que perfaz um zero e que é, por isso, o símbolo deste movimento.

Ora, é este o gesto da polémica que muitas pessoas estão a associar ao símbolo da supremacia branca, tão entoada pelos movimentos racistas e fascistas do século passado.

Nesta senda, o deputado do PSD, Carlos Abreu Amorim, utilizou a sua conta no Facebook para mostrar o seu descontentamento para com esta associação entre forças de segurança e supremacia branca, fazendo a partilha de uma publicação de um amigo a este respeito.

Mas não foi o único. Pedro Magrinho, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos da Polícia, também recorreu às redes sociais para, através de uma publicação de outra pessoa, mostrar que o símbolo utilizado ontem pelos polícias é muito utilizado por políticos, em especial os conotados com a Esquerda partidária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório