Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

National Geographic transmitiu documentário sobre incêndios de Pedrógão

Imagens reais e entrevistas compõem o episódio que se foca na tragédia portuguesa.

National Geographic transmitiu documentário sobre incêndios de Pedrógão
Notícias ao Minuto

16:18 - 21/11/19 por Notícias Ao Minuto

País Pedrógão Grande

O National Geographic está a transmitir uma série a que deu o nome ‘Testemunhos do Desastre’ e o primeiro episódio foca-se em Portugal.

Transmitido esta quarta-feira, o episódio conta a história dos incêndios de Pedrógão Grande, no verão de 2017.

Com recurso a imagens da CentroTV, a vídeos amadores e a câmaras de videovigilância, o canal mostra como a tragédia começou e como se desenrolou, tendo acabado por tirar a vida a 66 pessoas.

Além de imagens, o episódio conta também com o testemunho de várias pessoas que foram afetadas pelas chamas e que, a dado momento, acreditaram que não iriam sobreviver.

‘Testemunhos do Desastre’ é uma série de seis episódios que se debruça sobre catástrofes mundiais recentes, como é também o caso da mina que colapsou no Chile m 2010, os tornados no sul dos Estados Unidos ou ainda o terramoto que abalou o Nepal.

"A história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma comunidade rural. Enquanto os bombeiros tentavam controlá-lo, juntam-se ao incêndio os ventos fortes de uma tempestade. Rapidamente se tornou incontrolável. Os habitantes locais foram apanhados neste inferno. 205 ficaram feridos, 66 mortos. Através da análise forense revelamos como este acontecimento se desenrolou e como decisões tomadas em frações de segundo fizeram a diferença entre a vida e a morte", lê-se na descrição do episódio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório