Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Turismo do Porto e Norte mantém confiança no vice-presidente

O presidente da Comissão Executiva da de Portugal (TPNP) disse hoje que "neste momento mantém a confiança" no vice-presidente Inácio Ribeiro, arguido no âmbito da investigação às Lojas Interativas de turismo (LIT).

Turismo do Porto e Norte mantém confiança no vice-presidente
Notícias ao Minuto

16:27 - 20/11/19 por Lusa

País Operação Éter

Luís Pedro Martins escusou-se, porém, a comentar a investigação policial à instalação das lojas interativas da Turismo Porto e Norte, que decorre de uma certidão extraída da Operação Éter sobre alegada corrupção e viciação de procedimentos de contratação pública que culminou com a indiciação de cinco arguidos, entre eles o ex-presidente da TPNP, Melchior Moreira.

"Da mesma forma que os colaboradores que também estão alvo neste processo [Operação Éter] têm merecido a minha confiança, neste momento mantenho a confiança no vice-presidente", declarou Luís Pedro Martins.

Há, atualmente, quatro funcionários na TPNP que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter e que a Comissão Executiva da TPNP decidiu permitir continuar a trabalhar, porque não há "nenhuma medida de coação" que os impeça de se manterem em funções, explicou.

Confrontado pela Lusa sobre se ia tomar alguma iniciativa sobre o facto do vice-presidente José Inácio Ribeiro ter sido constituído arguido no âmbito das lojas interativas no período em que foi presidente da Câmara de Felgueiras, Luís Pedro Martins, afirmou que "não queria comentar um processo que ainda estava a decorrer".

O atual vice-presidente da Comissão Executiva da TPNP foi eleito para aquele cargo a 18 de janeiro deste ano para um mandato de cinco anos pela lista única encabeçada por Luís Pedro Martins.

José Inácio Ribeiro foi presidente da Câmara Municipal de Felgueiras durante dois mandatos que se estenderam entre 2009 e 2017, tendo a inauguração da LIT daquele município ocorrido no seu executivo.

Para além de José Inácio Ribeiro, são arguidos já conhecidos no âmbito deste processo: Miguel Alves (presidente da Câmara de Caminha), Manuel Moreira (presidente da Câmara de Amares), António Vilela (presidente da Câmara de Vila Verde), Júlia Fernandes (vereadora em Vila Verde), Afonso Barroso (vereador em Vieira do Minho), José Damião Melo (vice-presidente da Câmara de Tarouca) e uma vereadora da Câmara de Mogadouro, segundo informações destas autarquias à Lusa.

No início de novembro, e questionado pela Lusa, o município de Felgueiras informou que ninguém foi constituído arguido e que desconhecia se algum técnico foi ouvido no âmbito deste processo.

A investigação sobre a instalação de Lojas Interativas de Turismo (LIT) insere-se no âmbito da Operação Éter, mas o Ministério Público (MP) decidiu abrir um inquérito autónomo exclusivamente sobre aquela matéria.

Em causa a alegada "imposição", por parte da TPNP, das empresas responsáveis pela instalação das lojas.

Três empresas ligadas a José Agostinho, arguido na Operação Éter, faturaram mais de 2,9 milhões de euros com Lojas Interativas de Turismo em negócios com pelo menos 53 autarquias e a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

No âmbito da Operação Éter, o MP deduziu, a 25 de outubro, acusação contra 29 arguidos (21 pessoas individuais e oito entidades coletivas), incluindo o ex-presidente da TPNP, Melchior Moreira, que se encontra em prisão preventiva desde 18 de outubro de 2018.

Foram ainda constituídos arguidos Isabel Castro, ex-diretora operacional da TPNP, Gabriela Escobar, ex-jurista daquela entidade turística, Manuela Couto, administradora da agência de comunicação W Global Communication (antiga Mediana), e José Agostinho, da firma de Viseu Tomi World.

Melchior Moreira tinha sido reeleito a 04 de Junho de 2018 para o seu quinto e último mandato na TPNP com 98,36% dos votos para um cargo que exercia desde 2008.

A Lusa tentou ouvir José Inácio Ribeiro, mas tal não foi possível até ao momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório