Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Hospital do Tâmega e Sousa com mais 11,2% cirurgias do que em 2018

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou entre janeiro e outubro 4.036 cirurgias convencionais, o que representa um aumento de 11,2% face a igual período de 2018, segundo dados comunicados hoje à Lusa.

Hospital do Tâmega e Sousa com mais 11,2% cirurgias do que em 2018

De 01 de janeiro a 31 de outubro, assinala fonte hospitalar, tinham sido realizadas 4.036 cirurgias convencionais, o que significa mais 454 do que no ano anterior.

Já em ambulatório, no mesmo período, no conjunto dos dois hospitais - Padre Américo, em Penafiel, e S. Gonçalo, em Amarante -, foram realizadas 10.718, das quais 4.018 na unidade de Amarante, o que representa uma ligeira subida face a 2018.

Face aos números atuais, o CHTS prevê que, até ao final do ano, seja alcançado o maior número de sempre de cirurgias e que, ao mesmo tempo, seja cumprido o objetivo da tutela de não haver doentes à espera de ser operados há mais de um ano.

Em 2019 vai também ser batido o recorde de consultas externas no conjunto dos dois hospitais, sendo que, até 31 de outubro, já tinham sido realizadas 236.328, segundo dados fornecidos à Lusa pelo CHTS (198.533 em Penafiel e 37.795 em Amarante).

Estima-se que o ritmo de consultas acelere até ao final do ano, porque em setembro abriu em Amarante a consulta de avaliação multidisciplinar para tratamento cirúrgico de obesidade, com as especialidades de cirurgia, endocrinologia, psiquiatria, psicologia e nutrição.

Acresce que, desde 01 de novembro, "ocorre produção adicional" de consulta externa de urologia nas unidades de Penafiel e Amarante. Segundo o CHTS, estavam previstas para Amarante 140 consultas adicionais em novembro e 100 consultas adicionais em dezembro.

Também a especialidade de angiologia e cirurgia vascular foi possível reforçar as marcações de consultas no Hospital de S. Gonçalo, "para melhorar os indicadores de acesso à consulta externa".

À Lusa, a fonte destacou que o CHTS está incluído no grupo dos 11 hospitais que aguardam decisão superior para avançar com o projeto-piloto de autonomia de gestão.

O CHTS serve uma população de cerca de 520 mil pessoas, de 12 concelhos da região do Tâmega e Sousa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório