Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Estratégia para Direitos da Criança entra hoje em consulta pública

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que entra hoje em consulta pública a Estratégia Nacional para os Direitos da Criança, convidando à participação da sociedade neste debate.

Estratégia para Direitos da Criança entra hoje em consulta pública

Os contributos podem ser feitos através da página de Internet do governo para as consultas públicas, entre outros fóruns, como conferências e encontros.

A governante falava numa conferência, em Lisboa, dedicada a assinalar os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança e os 40 anos da Unicef em Portugal.

"A disponibilidade do governo para melhorar aquela estratégia é total", disse, acrescentando e garantindo o empenhamento do governo neste desígnio.

Mariana Vieira da Silva assegurou que as medidas necessárias à resolução dos problemas identificados nesta área constam no programa do governo e elencou as medidas tomadas nos últimos anos para "melhorar as condições de vida" da população, destacando a diminuição do risco de pobreza e o combate à violência doméstica.

"Pela primeira vez temos um dado específico sobre pobreza entre as crianças e os jovens abaixo da média europeia", alegou, quando questionada pelos jornalistas.

Numa conferência vocacionada para as crianças, a ministra incluiu no discurso o combate às alterações climáticas protagonizado pelas crianças e jovens no último ano.

"As alterações climáticas obrigam-nos a repensar as nossas prioridades e obrigam-nos a concretizar na prática esse direito à participação cívica", afirmou.

Mariana Vieira da Silva considerou que a crise climática uniu as crianças e os jovens numa causa que precisa de uma ação concertada dos governos, das empresas, das famílias, no sentido de responder a "um desafio urgente, que afeta todos".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório