Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Idoso com queimaduras graves transportado 100 km para apanhar helicóptero

Um octogenário sofreu hoje queimaduras graves na sequência de uma queda para uma lareira na aldeia de Carvela, no concelho de Chaves, segundo fonte dos bombeiros.

Idoso com queimaduras graves transportado 100 km para apanhar helicóptero
Notícias ao Minuto

19:54 - 19/11/19 por Lusa

País Chaves

O comandante dos bombeiros Flavienses, José Lima, disse à agência Lusa que o idoso sofreu queimaduras após queda para uma lareira e que o alerta foi dado cerca das 9h30, pelas pessoas que prestavam o serviço de apoio domiciliário ao homem.

O octogenário foi transportado para a urgência do Hospital de Chaves com, segundo o responsável, queimaduras em "cerca de 30% do corpo".

Mais tarde, pelas 12h00, de acordo com o comandante dos bombeiros de Salvação Pública, José Carlos Silva, esta corporação foi acionada para fazer o transporte, em ambulância, do idoso para o quartel do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), em Lamego, de onde foi helitransportado para Coimbra.

Lamego dista à volta de 100 quilómetros de Chaves.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do INEM explicou que recebeu um pedido para realização de um helitransporte de uma vítima queimada entre o Hospital de Chaves e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Acrescentou que, "após validação dos critérios clínicos para a realização do referido serviço, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) encetou os procedimentos para verificar se era possível o helitransporte, mas recebeu informação do comandante de que não existiam condições meteorológicas para a aterragem do helicóptero em Chaves e que o mesmo se verificava em Vila Real".

De acordo com o INEM, "o próprio comandante do helicóptero informou o CODU que Lamego era o local mais próximo de Chaves onde o helicóptero poderia aterrar".

O CODU, segundo a fonte, "optou então por dar indicação para o transporte por via terrestre até Lamego, tendo o queimado sido transportado de ambulância, devidamente acompanhado por uma equipa médica desde o Hospital de Chaves".

Já em Lamego, o doente foi transferido para o Helicóptero do INEM, que o transportou para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A fonte acrescentou ainda que o INEM "não tem qualquer interferência na decisão na aterragem dos helicópteros, que compete exclusivamente ao comandante da aeronave".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório