Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pecuária em Castelo Branco constituía "grave perigo para a saúde pública"

Entre as irregularidades detectadas pelas autoridades estão o "uso ilícito de medicamentos veterinários" e a "descarga ilegal de efluentes pecuários".

Pecuária em Castelo Branco constituía "grave perigo para a saúde pública"
Notícias ao Minuto

18:34 - 19/11/19 por Melissa Lopes

País Castelo Branco

Uma exploração pecuária, no concelho de Castelo Branco, foi identificada pelas autoridades por incumprimento das obrigações em suinicultura, "constituindo grave perigo para a saúde pública".

A Guarda Nacional Republicana (GNR) procedeu à fiscalização depois de uma denúncia feita através da linha SOS Ambiente e Território.

Na exploração em causa, com cerca de 400 suínos, foram identificadas "diversas irregularidades", entre as quais, diz a autoridade em comunicado, o uso ilícito de medicamentos veterinários, o licenciamento ilícito da atividade pecuária e a descarga ilegal de efluentes pecuários, "não possuindo a adequada rastreabilidade sanitária". 

No seguimento das diligências foram elaborados três autos de contraordenação, punidos com coimas cujo valor máximo podem atingir os 144 mil euros.

Esta ação, faz ainda saber a GNR, foi realizada em conjunto com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária de Castelo Branco (DGAV) e a Delegação da Agência Portuguesa do Ambiente - Administração da Região Hidrográfica (APA-ARH) do Tejo e Oeste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório