Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Greta Thunberg segue viagem: "Agora, em direção aos Açores”

A ativista está a bordo do La Vagabond para chegar a Espanha, onde vai participar na cimeira do clima das Nações Unidas, que arranca a 2 de dezembro.

Greta Thunberg segue viagem: "Agora, em direção aos Açores”
Notícias ao Minuto

08:14 - 19/11/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Greta Thunberg

A jovem ativista Greta Thunberg anunciou no Twitter, esta segunda-feira, que está prestes a passar no arquipélago dos Açores na sua viagem rumo a Espanha, a bordo do La Vagabond.

Greta que saiu há seis dias de Hampton, no Estado norte-americano da Virginia, está a atravessar o Oceano Atlântico para participar na cimeira do clima das Nações Unidas (COP25) que se realiza no dia 2 de dezembro, em Madrid.

“Dia 6. Está sol enquanto navegamos a norte das Bermudas! Deparámo-nos com tempo difícil, mas [estou] muito feliz e confortável a bordo do La Vagabonde. Agora, em direção aos Açores”, escreveu a jovem de 16 anos no Twitter, onde partilhou uma fotografia junto aos australianos Riley Whitelum, Elayna Carausu e a britânica Nikki Henderson.

Depois dos Açores, é provável que o catamarã, onde segue Greta, atraque em Portugal para a jovem poder seguir depois para Madrid por outro meio de transporte. A possibilidade foi avançada, há uns dias, no Instagram, por Elayna Carausu.

“Uma decisão espontânea de mudar a nossa casa para o outro lado do oceano, mas nós amamos a Europa, por isso estamos ansiosos [para comer] um caldo verde à chegada”, lê-se na publicação.

Recorde-se que Greta viaja com o casal de australianos Riley Whitelum e Elayna Carausu, que documentam as suas viagens por todo o mundo no YouTube, estando ainda no barco a sua filha, Lenny, de 11 meses, e a marinheira inglesa Nikki Henderson.

Greta em Portugal

A provável passagem de Greta Thunberg por Portugal encaixa com uma proposta aprovada na terça-feira na comissão parlamentar de Ambiente da Assembleia da República no sentido de convidar a jovem sueca a vir a Portugal.

A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso (BE), e mereceu a aprovação dos deputados.

“Foi uma proposta apresentada por mim e aprovada por unanimidade, que foi assumida por toda a comissão. Esta é uma vontade que vem já da anterior legislatura”, disse José Maria Cardoso, em declarações à Lusa.

De acordo com o presidente da comissão parlamentar de Ambiente, considerou-se agora ser “mais possível” a vinda de Greta a Portugal, tendo em conta que a ativista vai participar, em dezembro, numa conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as alterações climáticas em Madrid, Espanha.

“A vinda [de Greta Thunberg] a Portugal servirá para reconhecer o trabalho desta ativista no que se refere às alterações climáticas […] e também responde à vontade manifestada por vários grupos de jovens”, acrescentou.

Esta proposta segue agora para deliberação pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e só após esta decisão é que será endereçado um convite à jovem sueca e agendada uma data.

Jovem ambientalista evita viajar de avião

Greta Thunberg viajou em agosto do Reino Unido para Nova Iorque no veleiro ecológico de Pierre Casiraghi, o filho mais novo de Carolina de Mónaco, para participar da Cimeira das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, em setembro.

A ativista, que tirou um ano sabático, pretendia viajar pelas Américas, por terra, até ao Chile, onde a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP25) estava inicialmente agendada.

O governo chileno, no entanto, cancelou a organização do evento devido aos fortes protestos sociais que há semanas abalam este país sul-americano.

Thunberg evita viajar de avião para consciencializar sobre o impacto deste meio na crise climática e pediu ajuda para chegar a Madrid, onde se vai agora realizar a cimeira.

A jovem iniciou uma greve à escola em setembro de 2018 em frente ao parlamento sueco para apelar à tomada de medidas contra as alterações climáticas, que inspirou um movimento global que a levou a ser recebida pelos líderes mundiais e a falar em conferências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório