Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

LBP: Ministério das Finanças libertou verbas para pagamentos a bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciou hoje que, "face à veemente reclamação", da LBP, o Ministério das Finanças "já libertou as verbas" para pagamentos às corporações no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

LBP: Ministério das Finanças libertou verbas para pagamentos a bombeiros
Notícias ao Minuto

21:36 - 18/11/19 por Lusa

País Bombeiros

A LBP diz em comunicado que foi informada pela Secretaria de Estado da Administração Interna de que a ANEPC "começará a transferir as verbas ainda hoje", de forma estas chegarem às associações já a partir de terça-feira.

A Liga adianta que no final da semana passada questionou o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sobre os atrasos no pagamento das verbas respeitantes ao mês de outubro.

"Este será um processo que a LBP não deixará de acompanhar em permanência. Importa salientar que os recorrentes atrasos, colocam em causa a sustentabilidade das associações humanitárias e corpos de bombeiros", refere o documento.

Os bombeiros voluntários que integram o DECIR recebem da Proteção Civil a compartição financeira de 50 euros por 24 horas.

O presidente da Liga disse à Lusa no final de outubro que a ANEPC ainda não tinha pago as dívidas todas às associações humanitárias de bombeiros, continuando por saldar as despesas extraordinárias desde julho deste ano e algumas de 2018.

Segundo o presidente da LBP, o que está por pagar são as despesas extraordinárias feitas durante o combate aos fogos, como alimentação, combustível e reparação de viaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório