Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cavalos apreendidos em explorações do Alentejo acabaram por morrer

No início deste mês, mais de 100 cavalos foram apreendidos em duas explorações alentejanas. Uma semana após a fiscalização, os animais começaram a sucumbir e ali foram ficando, dia após dia.

Cavalos apreendidos em explorações do Alentejo acabaram por morrer
Notícias ao Minuto

18:56 - 18/11/19 por Melissa Lopes

País Cavalos

No passado dia 8 de novembro, o Comando Territorial de Beja informava que havia apreendido, dois dias antes, 104 cavalos em duas explorações pecuárias nos concelhos de Aljustrel e Ferreira do Alentejo.

Dizia a GNR que a fiscalização realizada por esta autoridade surgira na sequência de uma denúncia feita à linha SOS Ambiente e Território.

Dos 115 cavalos, 104 foram apreendidos "por falta de identificação e de condições de salubridade", sublinhava a GNR em comunicado, referindo-se também à coima a ser aplicada aos responsáveis pelas explorações.

Acontece que os animais continuaram no local e, uma semana após a fiscalização, alguns acabaram por morrer. 

O cenário, filmado pelo grupo IRA - Intervenção e Resgate Animal - que esta segunda-feira se deslocou ao local, é chocante, com vários animais mortos, outros subnutridos. Imagens essas que o Notícias ao Minuto opta por não reproduzir. 

A situação relatada pelo IRA refere-se a uma das explorações visadas, em Abegoaria, no concelho de Ferreira do Alentejo. 

De acordo com o relato de um elemento do IRA, o proprietário da exploração alega que os animais poderão ter ingerido palha envenenada que resultaram na morte de 14 cavalos

À TVI, o proprietário explicou não saber como é que a situação chegou àquele ponto. "Tem ido chegando assim, pouco a pouco", disse, garantindo que os animais sempre tiveram alimentação. "Farinha não, mas palha e água têm", acrescentou. 

Depois de apreendidos na semana passada, os cavalos permaneceram naquela exploração, ficando o dono como fiel depositário. A situação, contudo, foi-se agravando com a morte dos animais. 

Paralelamente, o IRA prevê que a  maioria dos animais ainda vivos acabe também por ter o mesmo destino, dado que muitos estão tão fracos que começam, um a um, a sucumbir, aparentemente por falta de alimento. 

Presente também esta segunda-feira no local, num momento em que se abria uma vala comum para depositar as carcaças dos animais mortos, esteve também a GNR que voltou a identificar o proprietário. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório