Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Novo sismo sentido na ilha açoriana do Faial

Um sismo com magnitude 3,3 na escala de Richter foi hoje sentido pelas 18h05 dos Açores (mais uma hora em Lisboa) no Faial, depois de outro evento, de madrugada, ter sido também sentido na ilha.

Novo sismo sentido na ilha açoriana do Faial
Notícias ao Minuto

21:37 - 16/11/19 por Lusa

País Sismo

De acordo com nota do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo das 18h05 locais teve epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Castelo Branco e Feteira, no concelho da Horta, e foi ainda sentido com intensidade III em Matriz, também neste concelho, adianta o CIVISA.

Às 4h12 dos Açores, sentiu-se nas ilhas do Faial e do Pico um sismo com magnitude 3,7 na escala de Richter.

A zona oeste do Faial está a registar desde o dia 3 de novembro "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar", explicou à agência Lusa o presidente do CIVISA.

"É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 3 de novembro, sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha", adiantou no inicio do mês Rui Marques, acrescentando que "este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório