Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Fenprof com garantias de reforço do investimento no Ensino Superior

O secretário-geral da Fenprof afirmou hoje que recebeu a garantia do Governo de que vai haver um reforço no financiamento no ensino superior e investigação de 2% do valor do orçamento do ano anterior ao longo de toda a legislatura.

Fenprof com garantias de reforço do investimento no Ensino Superior
Notícias ao Minuto

21:14 - 15/11/19 por Lusa

País FENPROF

Mário Nogueira reuniu-se hoje com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em Lisboa, tendo apresentado um caderno reivindicativo dos docentes de ensino superior e investigadores.

O secretário-geral da Fenprof explicou que a precariedade, os problemas relacionados com a progressão nas carreiras e o financiamento são as questões que necessitam de uma resposta mais rápida.

"Uma questão principal na educação no ensino superior e na investigação é o financiamento, que tem sido mais que insuficiente. O que o ministro nos informou é que vai haver um compromisso junto das instituições em que todos os anos haverá um reforço de 2% do valor do orçamento do ano anterior durante a legislatura", disse em declarações à agência Lusa.

Sobre a precariedade no ensino superior, Mário Nogueira disse que atinge níveis "muito elevados" e que o programa de regularização de vínculos esteve "longe de dar resposta".

"Mesmo nas poucas respostas que foram dadas, as instituições tardam em abrir os concursos para regularizar o vínculo", defendeu.

Já sobre a progressão nas carreiras, o dirigente sindical salientou que as instituições têm critérios diferentes.

"Em alguns casos as progressões ocorrem com normalidade, mas outras instituições fazem uma gestão das classificações para impedir as progressões, o que não tem a ver com autonomia, mas sim com justiça e respeito pela lei", salientou.

Nesta primeira reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mário Nogueira defendeu ainda que deve ser aberto um espaço de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, bem como uma revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), em aspetos como o financiamento ou a gestão das instituições.

"A Fenprof vai reunir-se no dia 25 de novembro e depois vamos apresentar uma proposta de calendarização de discussão e negociação destas questões. O que o ministro nos informou é que tinha toda a abertura para se procurarem resolver algumas das matérias", frisou.

Mário Nogueira salientou que espera que o Orçamento do Estado para 2020 já demonstre algumas das intenções.

"Não se pode resolver tudo num ano, mas tem de haver sinais. Se não houver será mau sinal", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório