Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Lar de idosos ilegal na Maia foi proposto fechar em 2018 pela Seg. Social

A Segurança Social fiscalizou em 2018 um lar de idosos ilegal em Pedrouços, na Maia, onde detetou "irregularidades" tendo sido proposta a "sanção acessória de encerramento", anunciou hoje o instituto.

Lar de idosos ilegal na Maia foi proposto fechar em 2018 pela Seg. Social
Notícias ao Minuto

19:58 - 15/11/19 por Lusa

País Maia

A Lusa denunciou o facto a 07 de novembro a partir das informações prestadas pela proprietária da moradia, Maria do Céu Martins, e de uma anterior inquilina, Conceição Fernandes Gomes, que se queixou de usurpação de identidade pelos donos do lar em causa.

No centro da polémica está o pretenso lar de idosos Oásis Jubilante Unipessoal Lda, sito na Rua Tratado das Tordesilhas, n.º 81, em Pedrouços, que a proprietária diz ter descoberto "há quatro meses que funciona sem licenças".

Em resposta escrita à Lusa ao pedido de esclarecimento, a Segurança Social informou que o lar em questão "foi alvo de uma ação de fiscalização em 2018 e da mesma resultou a elaboração de auto de notícia, pelas irregularidades detetadas nas condições de instalação e funcionamento da resposta, nomeadamente a falta de licença de funcionamento".

Decorrente disto, continua a Segurança Social, foi "proposta a aplicação de sanção acessória de encerramento" do lar, cujo "processo está a tramitar nos serviços competentes e segundo as regras próprias que regulamentam este tipo de processos".

Segundo a advogada da proprietária, Isabel Ascensão Gonçalves, a antiga inquilina Conceição Fernandes Gomes, que entre 2011 e 2012 geriu o centro de dia "Nobre Caminho" descobriu e fotografou há três meses que entre "as licenças que figuram numa parede da casa estava a dela, caducada desde outubro de 2012", situação que configura o crime de "usurpação de identidade".

A antiga inquilina avançou com queixas para o Instituto da Segurança Social, Câmara da Maia, Unidade de Saúde Pública Maia-Valongo, Autoridade Nacional de Proteção Civil/Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, Administração Regional de Saúde do Norte e para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório