Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Apresentado projeto escolar que calcula risco de fogo e geada

Duas fórmulas de cálculo do risco de incêndio e de geada, desenvolvidas por 25 alunos da escola básica de Freixo, em Ponte de Lima, vai ser apresentado publicamente, no sábado, num congresso transfronteiriço, em Paredes de Coura.

Apresentado projeto escolar que calcula risco de fogo e geada
Notícias ao Minuto

18:18 - 15/11/19 por Lusa

País Paredes de Coura

"O IRINA - Índice de Risco Natural incêndio e geada é o último projeto de investigação que o Centro de Meteorologia da escola desenvolveu. São fórmulas inovadoras e de fácil aplicação e que vamos apresentar em Paredes de Coura", disse hoje à Lusa, o professor que coordena o MeteoFreixo, Sérgio Bastos.

O professor de geografia, que falava a propósito do 2º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas, que decorre no sábado no centro cultural de Paredes de Coura, explicou que o IRINA inclui duas fórmulas de cálculo criadas a partir de variáveis meteorológicas e humanas, uma ferramenta "útil na prevenção de incêndios e adequação de meios de combate".

"Os bombeiros voluntários de Ponte de Lima já estão a usar a nossa fórmula porque ela está adaptada ao contexto nacional e também temos uma parceria com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo", explicou o docente de geografia, adiantando que as duas fórmulas estão "validadas, cientificamente, por um professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Sérgio Bastos, que também integra a organização do congresso transfronteiriço que vai reunir mais de 120 especialistas em meteorologia e alterações climáticas de Portugal e Espanha, adiantou que ser uma investigação "inovadora por utilizar a variável humana para a fórmula de cálculo do risco de incêndio, permitindo estimar o tempo de deslocação dos meios terrestes de combate, desde o quartel dos bombeiros mais próximo até a ocorrência".

"É extremamente importante. Um meio terrestre estar a cinco ou a 20 minutos do local faz toda a diferença na propagação de um incêndio", reforçou.

O projeto que está a concurso no XVI Prémio de ciência escolar - Fundação Ilídio Pinho desenvolveu ainda a fórmula de cálculo para o risco de geada destinada a forças de segurança, mas sobretudo para os agricultores poderem tomar medidas de precaução"

"São ferramentas de serviço público para os cidadãos, mas também para os agentes de segurança e socorro", frisou, adiantando que aqueles produtos "são disponibilizados através de um endereço de eletrónico criado pela da escola básica de Freixo.

O programa MeteoFreixo foi criado em outubro de 2017. Integra 25 alunos, um professor de geografia e mais quatro docentes colaboradores das áreas da matemática e Tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Além do IRINA, o MeteoFreixo produz um boletim meteorológico diário da região do Minho, através das duas estações meteorologias (analógica e digital) que possui e partilha os dados com os bombeiros voluntários de Ponte Lima, a GNR Freixo e o CDOS de Viana do Castelo.

O Clube de Meteorologia produz ainda relatórios climáticos mensais e anuais da região, realiza um acampamento científico de estudo de microclimas, promove trabalhos científicos e participação em concursos educativos.

Além do projeto português, será apresentado no congresso o trabalho "Meteo Escolas", de Vigo, Espanha, "premiado pelos serviços meteorológicos galegos como o melhor projeto escolar".

Promovido pela Câmara de Paredes de Coura, em parceria com o agrupamento de escolas de Freixo, MeteoFreixo e Cenfipe-Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, o 2º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas "tem como propósito reunir diferentes especialistas, de Portugal e Galiza, abordando esta temática em diferentes perspetivas da didática (educação), tecnologia, riscos/proteção civil, arquitetura sustentável, paleoclimas, modelos de previsão e sustentabilidade energética".

Cerca de "120 participantes estarão divididos em dois painéis, um de manhã dedicado à meteorologia, e outro, de tarde, dedicado às alterações climáticas, impactos e exemplos de resiliência na eurorregião Norte de Portugal/Galiza".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório