Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento aprova projetos para reflorestação das matas ardidas

A Assembleia da República aprovou hoje projetos de resolução de BE, PEV, PSD e PCP e uma petição, por unanimidade, sobre a implementação de medidas para a reflorestação e gestão das matas litorais ardidas em 2017.

Parlamento aprova projetos para reflorestação das matas ardidas
Notícias ao Minuto

14:04 - 15/11/19 por Lusa

País Incêndios

O plenário do parlamento discutiu hoje a petição do movimento "O Pinhal é Nosso", com mais de 6.500 assinaturas, que deu entrada em março de 2018 e exige que "todo o valor obtido com a venda" da madeira ardida do Pinhal de Leira seja alocado para o apoio aos lesados e para a recuperação daquela mata.

No início do debate parlamentar, o deputado do Bloco de Esquerda Ricardo Vicente defendeu a necessidade "de um compromisso político governativo" de acompanhamento e monitorização da valorização da Mata Nacional de Leiria e de outras matas litorais.

"O Bloco [de Esquerda] propõe a construção, num prazo de seis meses, de planos de requalificação e reflorestação das matas [nacionais]", sublinhou, adiantando que o mais preocupante é "a inexistência de um plano global e a ausência de compromisso a curto, médio e ao longo prazo".

Já a deputada do Partido Ecologista 'Os Verdes' Mariana Silva assinalou que "falta muito por fazer", apesar dos esforços do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Por seu turno, Margarida Balseiro Lopes, do PSD, lamentou que o Pinhal de Leira ainda se encontre "como o fogo o deixou" após os incêndios de 2017.

"Dois anos depois, o Pinhal de Leiria está como o fogo o deixou. [...] os sinais de abandono do pinhal são visíveis", frisou a deputada social-democrata.

João Dias, do PCP, apontou para a carência de recursos no Pinhal de Leiria, acrescentando que deve haver articulação entre o Estado, as autarquias e as populações.

O deputado socialista João Paulo Pedrosa lembrou a criação do Observatório do Pinhal de Leiria e de uma comissão científica.

"Foi aberto um concurso para 35 vagas de assistentes operacionais, está em curso a contratação de 100 técnicos superiores florestais [...]", disse o deputado, adiantando que foi feito um reforço de meios humanos.

Cristina Rodrigues, do PAN, lembrou a necessidade de atualização dos planos de reflorestação.

"[O plano de gestão] foi revisto em 2019, mas encontra-se desatualizado com base na atual floresta", frisou.

Por sua vez, a deputada centrista Cecília Meireles acusou o Governo de não cumprir as recomendações previamente aprovadas, o que considerou "incompreensível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório