Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento português lamenta morte de líder indígena Guajajara

O parlamento português lamentou hoje o assassínio do líder indígena da tribo Guajajara, Paulino Guajajara, em 31 de outubro, numa emboscada alegadamente feita por madeireiros armados, na Amazónia, Brasil.

Parlamento português lamenta morte de líder indígena Guajajara
Notícias ao Minuto

12:11 - 15/11/19 por Lusa

País Brasil

O voto de pesar foi apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE), teve o voto contra o deputado do Chega, André Ventura, o PSD absteve-se e as restantes bancadas e deputados votaram a favor PS, BE, PCP, PEV, CDS, PAN, IL e Livre.

"Tendo em conta a importância da defesa dos direitos indígenas para poder garantir, ao mesmo tempo, a defesa dos direitos ambientais respeitantes à região amazónica, não pode a Assembleia da República eximir-se de prestar o seu pesar para com o assassinato de Paulo Paulino Guajajara e de outros indígenas", lê-se no texto do voto.

Dois membros da tribo Guajajara foram mortos na sexta-feira à noite durante uma emboscada alegadamente feita por madeireiros armados, na Amazónia brasileira, divulgou hoje a Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Maranhão e a imprensa local.

Entre os mortos está Paulo Paulino Guajajara, um dos denominados "Guardiões da Floresta", um grupo de indígenas dedicado a proteger a floresta amazónica da destruição ambiental.

Outro líder da tribo Guajajara, Laércio Souza Silva, ficou ferido e um madeireiro está desaparecido, acrescentou aquele organismo do governo do estado do Maranhão, no nordeste do país. Segundo a versão da tribo, "o confronto partiu de uma emboscada" no município de Bom Jesus das Selvas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório